Grupo estuda o perfil clínico epidemiológico e laboratorial da pandemia de Covid-19 dos pacientes atendidos na UERJ
15 de abril de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

O Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está com uma pesquisa em fase inicial com foco no perfil clínico epidemiológico e laboratorial da pandemia de Covid-19 dos pacientes atendidos na UERJ. O objetivo da pesquisa é avaliar o perfil das células monocíticas, de linfócitos T, B, NK , em pacientes portadores de Covid-19.

 
O grupo liderado pelo professor e coordenador do laboratório, Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto, já iniciou a criação de um biorrepositório de material biológico humano (soro, plasma, DNA e RNA viral) provenientes dos pacientes portadores de Covid-19 atendidos na Policlínica Piquet Carneiro e que foram diagnósticos pela equipe do laboratório.
 
“Nossa próxima meta está sendo a implementação de análise por citometria de fluxo de células imunológicas (Linfócitos T CD4 e T CD8, Linfócitos B, NK e Monócitos)”, explica o cientista.
 
 
 
 
 
*Informações concedidas pelo grupo de pesquisa

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025