Imunologista da SBI comenta sobre efeito da pandemia em laboratórios de jovens pesquisadores
21 de outubro de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Como a pandemia afetou os laboratórios de pesquisadores em início de carreira? É o que aborda o artigo “Navigating COVID-19: Starting a lab during the pandemic”, publicado pela revista científica Immunity e que contou com a participação do imunologista Pedro Moraes-Vieira (Unicamp). O pesquisador, membro do Comitê Científico da SBI, comentou sobre a adaptação, mudanças e compartilhou conselhos com cientistas que se encontram em situação semelhante.

 

Leia um trecho do depoimento: 

“Precisamos aprender a ser resilientes e nos adaptarmos diariamente. E, no entanto, a pandemia também revelou muitas oportunidades científicas interessantes. Juntamente com outros jovens cientistas do Instituto de Biologia, criamos a ‘Força-tarefa COVID-19’ para colocar a infraestrutura, recursos humanos e financeiros da Universidade a serviço da sociedade no combate à COVID-19.

 

O foco principal do meu laboratório é entender a regulação metabólica dos macrófagos. Com diabéticos e/ou obesos em maior risco de desenvolver COVID-19 grave, aplicamos nossa experiência em imunometabolismo para determinar as conexões entre inflamação, COVID-19 e diabetes. Apesar das preocupações iniciais em torno do risco e da transmissão da COVID-19, avançamos e surgimos com novos insights sobre a adaptação metabólica de monócitos durante o COVID-19”. 

 

O artigo completo com este e outros depoimentos está disponível neste link.

 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025