Imunologista da SBI comenta sobre efeito da pandemia em laboratórios de jovens pesquisadores
21 de outubro de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Como a pandemia afetou os laboratórios de pesquisadores em início de carreira? É o que aborda o artigo “Navigating COVID-19: Starting a lab during the pandemic”, publicado pela revista científica Immunity e que contou com a participação do imunologista Pedro Moraes-Vieira (Unicamp). O pesquisador, membro do Comitê Científico da SBI, comentou sobre a adaptação, mudanças e compartilhou conselhos com cientistas que se encontram em situação semelhante.

 

Leia um trecho do depoimento: 

“Precisamos aprender a ser resilientes e nos adaptarmos diariamente. E, no entanto, a pandemia também revelou muitas oportunidades científicas interessantes. Juntamente com outros jovens cientistas do Instituto de Biologia, criamos a ‘Força-tarefa COVID-19’ para colocar a infraestrutura, recursos humanos e financeiros da Universidade a serviço da sociedade no combate à COVID-19.

 

O foco principal do meu laboratório é entender a regulação metabólica dos macrófagos. Com diabéticos e/ou obesos em maior risco de desenvolver COVID-19 grave, aplicamos nossa experiência em imunometabolismo para determinar as conexões entre inflamação, COVID-19 e diabetes. Apesar das preocupações iniciais em torno do risco e da transmissão da COVID-19, avançamos e surgimos com novos insights sobre a adaptação metabólica de monócitos durante o COVID-19”. 

 

O artigo completo com este e outros depoimentos está disponível neste link.

 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
DE CABELO EM PÉ: células T reguladoras e glicocorticoides colaboram para a manutenção do folículo piloso
Vânia Bonato
14 de setembro de 2022
Nova temporada da vacina de gripe: saiba todos os spoilers
SBI Comunicação
27 de abril de 2022
As vacinas tão no grau, mami!
SBI Comunicação
26 de abril de 2022