Em uma pesquisa, realizada com camundongos, cientistas da Universidade de São Paulo (USP) identificaram que a melatonina, conhecida popularmente como “hormônio do sono”, pode piorar a inflamação intestinal. O artigo foi publicado na revista científica Microorganisms.
Segundo a coordenadora da pesquisa, a imunologista Cristina Ribeiro de Barros Cardoso, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), a melatonina tem um papel anti-inflamatório e antioxidante muito importante e já amplamente descrito na literatura e, atualmente, é usada pelas pessoas sem prescrição ou acompanhamento médico, na maioria das vezes.
“A proposta inicial do nosso grupo era verificar, em um estudo pré-clínico, se a melatonina poderia ser utilizada como potencial nova estratégia terapêutica para a colite ulcerativa, que é uma doença inflamatória crônica cuja base está relacionada à desregulação da resposta imunológica no intestino. Porém, para nossa surpresa, aconteceu o contrário: os camundongos com colite experimental pioraram muito da inflamação intestinal”, explica a pesquisadora.
O estudo apontou que essa reação causada pelo tratamento com a melatonina era dependente do conjunto de bactérias que vivem no intestino do hospedeiro; ou seja, o uso indiscriminado deste hormônio poderia potencialmente agravar a inflamação intestinal, conforme a microbiota local.
“Esse resultado serve como alerta, pois as pessoas estão usando a melatonina, que é um hormônio e não é apenas um suplemento alimentar, de forma indiscriminada. Este hormônio tem receptores nas células do sistema imunológico, o que faz com que sua utilização para melhorar o sono possa induzir diretamente a modulação da imunidade", alerta a imunologista.
O artigo está disponível no link: https://www.mdpi.com/2076-2607/11/2/460
Autores: Jefferson Luiz da Silva, Lia Vezenfard Barbosa, Camila Figueiredo Pinza, Viviani Nardini, Irislene Simões Brigo, Cássia Aparecida Sebastião, Jefferson Elias-Oliveira, Vânia Brazão, José Clóvis do Prado Júnior, Daniela Carlos e Cristina Ribeiro de Barros Cardoso.
- Apaixonados por Imunologia
- Comunicado
- Conteúdo Publicitário
- Curso
- Dept. Imunologia Clínica
- Dia da Imunologia
- Dia Internacional da Imunologia
- Divulgação científica
- Edital
- Especial
- Especial Dia da Imunologia
- Especial Doença de Chagas
- Eventos
- Exposição COVID-19 da SBI
- História da Imunologia no Brasil
- Immuno 2018
- Immuno2019
- Immuno2021
- Immuno2022
- Immuno2023
- Immuno2025
- IMMUNOLAC
- Immunometabolism2022
- Imune
- Imune - o podcast da SBI
- ImunoWebinar
- Institucional
- IUIS
- Luto
- NeuroImmunology 2024
- Nota
- Nota Técnica
- Notícia
- o podcast da SBI
- Oportunidades
- Outros
- Parecer Científico
- Pesquisa
- Pint of Science 2019
- Pint of Science 2020
- Política Científica
- Sars-CoV-2
- SBI 50 ANOS
- SBI.ImunoTalks
- Sem categoria
- Simpósio
- SNCT 2020
- SNCT 2022
- Webinar
- WORKSHOP