Pesquisa identifica que célula de defesa pode ter papel importante na regulação da inflamação causada pela obesidade
29 de maio de 2023

Um grupo liderado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) identificou que um tipo de linfócito circulante no organismo em pequenas quantidades (conhecido pela sigla iNKT) pode desempenhar, no tecido adiposo, funções diferentes das exercidas no baço e no fígado. Este resultado pode ampliar a compreensão sobre os mecanismos da obesidade. O estudo foi publicado na revista científica Cell Reports.

“Essa célula está em vários órgãos, mas no tecido adiposo ela parece ter uma função regulatória, que ajuda a controlar a obesidade. Enquanto no baço e no fígado ela está envolvida no controle da inflamação. Agora, conseguimos entender melhor como isso ocorre”, explica Cristhiane Favero Aguiar (Instituto de Biologia da Unicamp) em matéria da Agência Fapesp.

Em experimentos realizados com camundongos, os pesquisadores observaram que as iNKT encontradas no fígado e no baço são parecidas do ponto de vista metabólico, dependendo de glicose para serem ativadas. Ao desativar, nas iNKT encontradas nesses órgãos, o gene Pkm2, ligado à produção de glicose, elas tiveram prejudicadas a capacidade de mitigar uma lesão aguda no fígado.

“As iNKT ocorrem numa frequência muito baixa, menos de 1% dos nossos leucócitos circulantes são desse tipo. No entanto, elas respondem de forma rápida e intensa a patógenos ou a moléculas que demandam resposta e por isso têm um papel anti-inflamatório importante em alguns contextos, como no tecido adiposo”, explica o coordenador do estudo, Pedro Moraes-Vieira (IB-Unicamp), em entrevista à Agência Fapesp.

De acordo com o pesquisador, o que se tinha relato era que conforme o indivíduo fica obeso, a quantidade dessas células diminui. Porém, como isso ocorria ainda era desconhecido. O grupo então usou a técnica de transcriptoma, que mostra tudo o que é expresso em determinado tecido ou célula. Com isso, foram encontrados diferentes genes nas iNKT do tecido adiposo, do baço e do fígado que poderiam ter um papel importante na sua função.

• Saiba mais sobre o estudo na matéria publicada pela Agência Fapesp: clique aqui

O artigo está disponível neste link.

Autores: Cristhiane Favero Aguiar, Felipe Corrêa-da-Silva, Michelangelo Bauwelz Gonzatti, Monara Kaelle Angelim, Marco Antonio Pretti, Gustavo Gastão Davanzo, Bianca Gazieri Castelucci, Lauar Brito Monteiro, Gisele Castro, João Victor Virgilio-da-Silva, Guilherme Ribeiro, Vitor Jaccomo, Mirella C. Pereira Andrade, Webster Leonardo Costa, Victor Gambarini, Fernanda Fernandes Terra, José Carlos Alves-Filho, Niels Olsen Saraiva Câmara, Mariana Boroni, Alexandre Castro Keller, Pedro M. Moraes-Vieira.