Pesquisadores do CNPEM revelam estrutura inédita do vírus Mayaro
26 de maio de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), elucidaram, pela primeira vez na América Latina, uma estrutura viral completa.

O trabalho, publicado na Nature Communications, revela detalhes inéditos do vírus Mayaro, com resolução de 4.4 angstrom, aproximadamente 100 mil vezes menor que a espessura de um fio de cabelo.

O vírus Mayaro, que foi primeiramente identificado em Trinidad e Tobago ainda na década de 1950, se espalhou pelas Américas. A doença infecciosa transmitida por mosquitos, conhecida como Febre do Mayaro, provoca dores nas articulações que podem perdurar por meses. A Febre do Mayaro é uma das doenças endêmicas negligenciadas no Brasil, com dificuldades de diagnóstico e sintomas muito parecidos com os da Chikungunya, que prejudicam muito o planejamento de estratégias de controle.

As informações obtidas no estudo podem ajudar no desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, medicamentos e imunizantes contra a doença transmitida por mosquitos.

> Saiba mais na matéria publicada no site do CNPEM: https://mla.bs/dac40ba6
> O artigo está disponível no link: https://mla.bs/9a428b0a

Autores: Helder V. Ribeiro-Filho, Lais D. Coimbra, Alexandre Cassago, Rebeca P. F. Rocha, João Victor da Silva Guerra, Rafael de Felicio, Carolina Moretto Carnieli, Luiza Leme, Antonio Cláudio Padilha, Adriana F. Paes Leme, Daniela B. B. Trivella, Rodrigo Villares Portugal, Paulo Sérgio Lopes-de-Oliveira & Rafael Elias Marques.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024