Presidente da SBI comenta sobre como o estilo de vida saudável pode prevenir inflamações
18 de março de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

O processo inflamatório pode estar presente na origem de muitas doenças. Nesta reportagem, publicada originalmente pelo Estadão e reproduzida no site Terra, a imunologista Ana Caetano Faria, presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comenta como o estilo de vida saudável pode atuar na prevenção e minimizar os efeitos das patologias.

"O estilo de vida saudável reforça os mecanismos de regulação da inflamação no corpo para fazer com que a gente inflame só na hora certa. Ou seja: apenas quando o organismo precisa dela para se defender de infecções, reparar tecidos, entre outras funções", explica a imunologista em entrevista ao Estadão.

Além da alimentação balanceada, praticar exercícios físicos frequentemente, ter uma boa noite de sono, controlar estresse e abandonar o cigarro, são medidas que podem reduzir o desenvolvimento da inflamação crônica e suas consequências.

A imunologista coordena um grupo de pesquisa na UFMG que estuda as intervenções de estilo de vida saudável para prevenção de danos decorrentes da inflamação crônica. “Em termos de saúde pública, faz muito mais sentido descobrir maneiras de promover essa homeostase no corpo por meio do estilo de vida saudável do que tratar as doenças inflamatórias relacionadas ao envelhecimento”, explicou Ana Caetano ao Estadão.

Saiba mais na matéria: clique aqui

 

 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Uma via imunoendócrina dependente de IFN-γ promove redução da glicemia para potencialização da resposta imunológica antiviral
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024
Restrições alimentares e hídricas aumentam a suscetibilidade a patógenos resistentes a antimicrobianos
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024
A descoberta dos microRNAs e sua função na regulação da expressão gênica levou o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina 2024
SBI Comunicação
08 de outubro de 2024