Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias
25 de abril de 2025
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

De 22 a 29 de abril, é celebrada a Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias, uma iniciativa global de conscientização sobre mais de 400 tipos de doenças genéticas raras que afetam diretamente o sistema imunológico.

As imunodeficiências primárias (IDPs) comprometem a capacidade do corpo de combater infecções comuns, que, nesses casos, tornam-se frequentes, graves ou de difícil tratamento. Embora muitos quadros sejam diagnosticados na infância, é possível que os sintomas apareçam apenas na fase adulta, o que torna o conhecimento sobre os sinais ainda mais essencial.

Infecções respiratórias recorrentes, diarreias persistentes, necessidade frequente de antibióticos ou internações constantes podem ser indicativos de uma IDP. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para garantir mais qualidade de vida às pessoas com essa condição.

Conscientizar profissionais da saúde, pacientes e familiares é o primeiro passo para transformar a realidade de quem convive com uma imunodeficiência primária.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025