O que é a Doença de Chagas?
15 de abril de 2024
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

 

A Doença de Chagas, também conhecida como Tripanossomíase Americana, é uma infecção parasitária, antropozoonose, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”.

No ser humano e nos animais, o Trypanosoma cruzi  vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas. Os barbeiros abrigam-se em locais muito próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras. Nas casas escondem-se nas frestas, buracos das paredes, nas camas, colchões e baús, além de serem encontrados em galinheiro, chiqueiro, paiol, curral e depósitos.

 

 

As principais formas de transmissão da Doença de Chagas são: 

  • Vetorial: contato com fezes de triatomíneos (são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo) infectados após o repasto/alimentação sanguínea. A ingestão de sangue no momento do repasto sanguíneo estimula a defecação e, dessa forma, o contato com as fezes;
  • Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados ou suas excretas;
  • Vertical: ocorre pela passagem de parasitos de mulheres infectadas por T. cruzi para seus bebês durante a gravidez ou o parto;
  • Transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios;
  • Acidental: pelo contato da pele ferida, ou de mucosas com material contaminado durante manipulação em laboratório, ou na manipulação de caça.

 

Prevenção

Para prevenir-se desta doença é necessário realizar medidas de controle do inseto “barbeiro”, para impedir a proliferação nas moradias e em seus arredores, como limpeza, uso de telas em janelas, melhorias nas condições de moradia, controle dos alimentos, higiene pessoal, cuidados com animais de estimação, entre outras ações. 

Além disso, é importante que as pessoas que vivem em áreas onde a doença de Chagas é endêmica estejam bem informadas sobre as medidas preventivas e os sintomas da doença.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024