Especial "Meninas e Mulheres na Ciência" - Antoniana Ursine Krettli
08 de fevereiro de 2023
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Antoniana Ursine Krettli é graduada em Farmácia-Química e em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez mestrado e doutorado pela UFMG e  aperfeiçoamento pela Universidade de Nova Iorque (EUA, 1972-74); pós-doutorados no Instituto Pasteur (Paris); no Centro de Imunologia da Universidade de Lousane (Suiça); na NYU Medical School, no National Institute of Health (NIAID-NIH, EUA).

A imunologista foi bolsista convidada do Instituto Pasteur (1999); assessora da Organização Mundial da Saúde (OMS), CNPq, CAPES, FAPEMIG e outras FAPs. Também tem atuação como revisora científica para periódicos internacionais.

Durante trinta anos, Antoniana foi líder do Laboratório de Malária na FIOCRUZ-Minas, consolidando linhas de pesquisas em malária humana e experimental, colaborando com alunos de Pós-Graduação e grupos interdisciplinares no Brasil e do exterior, orientando estudantes da iniciação científica ao pós-doutorado. 

 

Ela também é membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), receptora de diversas medalhas e honrarias científicas do Governo Federal (Categorias Comendador e Grã Cruz), Estado de Minas Gerais, Faculdade de Farmácia da UFMG.

A cientista é Bolsista Sênior do CNPq e tem contribuído de forma expressiva para o desenvolvimento de novos antimaláricos.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Uma via imunoendócrina dependente de IFN-γ promove redução da glicemia para potencialização da resposta imunológica antiviral
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024
Restrições alimentares e hídricas aumentam a suscetibilidade a patógenos resistentes a antimicrobianos
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024
A descoberta dos microRNAs e sua função na regulação da expressão gênica levou o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina 2024
SBI Comunicação
08 de outubro de 2024