Especial "Meninas e Mulheres na Ciência" - Antoniana Ursine Krettli
08 de fevereiro de 2023
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Antoniana Ursine Krettli é graduada em Farmácia-Química e em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez mestrado e doutorado pela UFMG e  aperfeiçoamento pela Universidade de Nova Iorque (EUA, 1972-74); pós-doutorados no Instituto Pasteur (Paris); no Centro de Imunologia da Universidade de Lousane (Suiça); na NYU Medical School, no National Institute of Health (NIAID-NIH, EUA).

A imunologista foi bolsista convidada do Instituto Pasteur (1999); assessora da Organização Mundial da Saúde (OMS), CNPq, CAPES, FAPEMIG e outras FAPs. Também tem atuação como revisora científica para periódicos internacionais.

Durante trinta anos, Antoniana foi líder do Laboratório de Malária na FIOCRUZ-Minas, consolidando linhas de pesquisas em malária humana e experimental, colaborando com alunos de Pós-Graduação e grupos interdisciplinares no Brasil e do exterior, orientando estudantes da iniciação científica ao pós-doutorado. 

 

Ela também é membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), receptora de diversas medalhas e honrarias científicas do Governo Federal (Categorias Comendador e Grã Cruz), Estado de Minas Gerais, Faculdade de Farmácia da UFMG.

A cientista é Bolsista Sênior do CNPq e tem contribuído de forma expressiva para o desenvolvimento de novos antimaláricos.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025