Evento celebra os 30 anos de trajetória do Imunologista Dr. Ricardo Gazzinelli
01 de julho de 2025
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

 

Nos dias 10 e 11 de junho, Belo Horizonte recebeu um evento marcante para a ciência brasileira: a celebração dos 30 anos do laboratório coordenado pelo pesquisador Ricardo Gazzinelli, um dos maiores nomes da imunologia no país. Com o título “30 Anos de Pesquisa no Brasil – Tolerância, Resiliência e Resistência”, o evento foi realizado no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Coordenador há vários anos do INCT-Vacinas e responsável por impulsionar a criação e o sucesso do CT-Vacinas, Ricardo Gazzinelli foi homenageado com uma programação científica intensa, que reuniu dezenas de pesquisadores brasileiros e internacionais.

 

O evento contou com mesas-redondas, conferências e apresentações de pesquisas sobre imunologia, doenças infecciosas, desenvolvimento de vacinas, diagnóstico molecular e inovação tecnológica. Também foi espaço para reflexões sobre os desafios de se fazer ciência no Brasil, além da apresentação de avanços em plataformas vacinais e diagnósticos inovadores para doenças negligenciadas.

 

Participaram representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).Universidade de Bonn (Alemanha), Institute for Research in Biomedicine (Suíça), Ohio University e University of El Paso (EUA), entre outras instituições.

 

Entre os destaques, esteve a conferência de encerramento conferida pelo renomado imunologista Alan Sher (NIAID-NIH, EUA), que assumiu na ocasião a Cátedra do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.

 

Toda a programação está disponível no canal do @ctvacinas no YouTube.

 

Crédito das fotos: CTVacinas.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025