ICMI 2019 e a importância do estudo da imunologia das mucosas
02 de abril de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus


Entre os dias 16 a 20 de julho, pesquisadores de vários países se reúnem em Brisbane, na Austrália, para o 19th International Congress of Mucosal Immunology (ICMI 2019), promovido pela Society for Mucosal Immunology (SMI).
O evento, que se concentra exclusivamente na interface entre o sistema imunológico e o ambiente nas superfícies mucosas, contará com mais de 20 sessões abstratas orais, entre outras atividades. Interessados podem se inscrever até 15 de maio. Para envio de resumos, o prazo se encerra em 15 de abril.
Cenário e avanços no Brasil
A importância das mucosas na operação do sistema imune ganhou maior evidência com as descobertas, nos últimos 15 anos, sobre o papel crítico da microbiota e dos vários componentes da dieta nas atividades fisiológicas das células imunes e no desenvolvimento de várias doenças, como as inflamatórias intestinais, as autoimunes, alergias, câncer e mesmo autismo.
Dra. Ana Maria Caetano Faria, professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB-UFMG) e ex-membro da Diretoria da SBI (biênio 2011-2013), comenta a importância de eventos como o ICMI 2019 para o fortalecimento da área no mundo.
"O ICMI é anterior às descobertas dos últimos 15 anos, mas a participação no evento aumentou muito devido ao interesse crescente no tema. O Advanced Course of Mucosal Immunology (ACMI), realizado em outubro de 2018 na Argentina, foi a primeira iniciativa patrocinada pela SMI e apoiada pela SBI de trazer pesquisadores reconhecidos internacionalmente para discutir os principais temas dessa área com estudantes da América Latina. O evento foi organizado pelo grupo criado em 2016 chamado LAMIG (Latin American Mucosal Immunology Group) por iniciativa nossa juntamente com a SBI", lembra. "Esses eventos têm sido extremamente importantes para o crescimento e estabelecimento dessa área antiga, mas até recentemente marginalizada da imunologia, principalmente por permitir a divulgação de novas descobertas, o recrutamento de jovens pesquisadores para a área e a formação de redes de colaboração entre novos pesquisadores."
Para a pesquisadora, a imunologia de mucosas está em crescimento no Brasil, mas mais timidamente. "Creio que ocorre no momento um aumento de pesquisadores que tentam investigar as repercussões de componentes do sistema imune das mucosas nos seus objetos de estudo. Isto não é difícil, já que uma grande parte dos imunologistas brasileiros trabalha na área de doenças infecciosas e a maioria das infecções se inicia pelas mucosas", explica.
ACMI 2018 e Travel Award SBI
Visando tornar o conhecimento sobre imunologia ainda mais acessível para o maior número possível de pessoas, a SBI promoveu, em 2018, o Travel Award SBI.
O prêmio contemplou dez profissionais, de estudantes de graduação a pós-doutores brasileiros, com um auxílio de mil reais para participar do curso ACMI 2018, em Córdoba, na Argentina, entre os dias 22 e 27 de outubro.
Renan Oliveira Corrêa, aluno de doutorado no Laboratório de Imunoinflamação do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi um dos estudantes selecionados e comenta sobre a importância de cursos como o ACMI 2018. “Eventos como esse são uma ótima oportunidade para se inteirar do que há de mais recente na literatura, além de serem essenciais para fortalecer e expandir um grupo, local e internacional, de pesquisadores com áreas semelhantes”, afirma.
Durante o evento, Renan apresentou um pôster acerca da participação de HIF-1 nos efeitos gerados por produtos do metabolismo bacteriano nas células epiteliais intestinais, tema do seu projeto de Doutorado.
Para ele, o curso foi bastante proveitoso e rico em trocas de experiências e partilha de dúvidas e anseios profissionais. “Tivemos a oportunidade de manter um contato muito próximo, científico e pessoal, com os professores e pesquisadores palestrantes. Também houveram muitos momentos de conversa e debate sobre nossos projetos de pesquisa”, relata.
Ele também comenta sobre a importância de iniciativas como o Travel Award SBI para o fortalecimento da Imunologia. “Embora o preço do ACMI 2018 tenha sido bem acessível, muitos alunos não possuem reserva técnica, ou possuem mas precisam gastá-la com materiais do laboratório, tendo em vista a crise econômica do país. Diante disso, iniciativas como o Travel Award SBI 2018 acabam sendo a única possibilidade que muitos estudantes tem para participar destes eventos, em especial quando em lugares mais distantes, como vai ser o ICMI 2019”, explica.
Para mais informações sobre o congresso deste ano, acesse o site oficial.

Serviço:

ICMI 2019: www.socmucimm.org/icmi-2019
Data: 16 a 20 de julho
Local: Brisbane, Austrália
Inscrições: até 15 de maio
Submissão de trabalhos: até 15 de abril

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024