Immuno 2018 recebe Daniel Mucida e Vera Calich apresentando estudos recentes da área
26 de setembro de 2018
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Acontece entre os dias 1 e 4 de outubro a 43ª edição do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Imunologia, o IMMUNO 2018. O evento, que será realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais, conta com a participação de vários pesquisadores nacionais e internacionais que irão discutir os avanços científicos das várias vertentes da imunologia.

Entre os palestrantes, está o pesquisador Daniel Mucida da The Rockefeller University (EUA), doutor em Imunologia pela Universidade de São Paulo, que possui ampla experiência na área de imunologia, com ênfase em Células T. A sua palestra “Compartmentalized lymph node drainage dictates intestinal adaptive immune responses”, acontece no dia 2 de outubro às 9 horas.

“Durante o Congresso, irei apresentar os dados mais recentes, e não publicados, sobre a comunicação entre o sistema imune e nervoso do intestino. Incluindo as consequências após infecções entéricas, e um circuito que identificamos de comunicação entre o intestino e o cérebro (SNC)”, explica o imunologista.

No dia 4 de outubro às 18 horas, será apresentada a palestra “The IDO/AhR axis controls Th17/Treg cells differentiation and severity of a pulmonary fungal infection”, que será ministrada pela pesquisadora Vera Lucia Calich, da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Imunologia pela USP, a cientista tem vasta experiência na área de imunologia de doenças infecciosas, com ênfase em imunogenética. Vera também já publicou cinco edições diferentes do livro “Imunologia Básica”.

Durante o Congresso serão realizadas outras atividades, palestras e workshops, clique aqui para acessar a programação completa.

Sobre o Congresso

O Congresso acontece entre os dias 1 e 4 de outubro no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. O Congresso é de âmbito nacional e internacional, e todas as atividades serão ministradas em inglês. O evento reunirá os principais cientistas do Brasil e de diversos outros países para discutirem os avanços em diferentes áreas da imunologia.

O Programa Científico irá abranger diferentes aspectos da resposta imunológica, incluindo imunometabolismo, imunologia tumoral, regulação imunológica epigenética, imunidade e envelhecimento, interação micróbios hospedeiros, alergia, imunologia da mucosa, biologia sistêmica, autofagia, entre outros.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024