Maior encontro da comunidade internacional de imunologistas no Brasil, congresso anual da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) reúne mais de 60 renomados especialistas de diversos países
O maior encontro da imunologia internacional no Brasil acaba de ter sua programação divulgada. Mais de 60 conferencistas brasileiros e estrangeiros estarão à frente das atividades do Immunotherapy 2019, a edição deste ano do congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), que ocorre de 29 de setembro a 2 de outubro, em Florianópolis (SC).
A programação tem como foco os avanços e as possibilidades da imunoterapia no tratamento de diversas doenças. A conferência de abertura, coordenada pela presidente da SBI, Claudia Brodskyn, tem como tema uma das principais aplicações da imunoterapia na contemporaneidade, que rendeu o Nobel de Medicina, em 2018, aos imunologistas James P. Allison, do MD Anderson Cancer Center, dos Estados Unidos, que descobriram que o sistema imunológico pode ser usado para atacar as células cancerígenas. Lieping Chen, da Universidade de Yale (EUA), tratará do microambiente dos tumores como alvo para a imunoterapia.
No dia seguinte, Rafi Ahmed, da Emory University (EUA), falará do esgotamento das células T e da imunoterapia relacionada à proteína PD-L1, que inibe a ação do sistema imune. A conferência será coordenada por Helder Nakaya, professor do Instituto de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Comissão de Ensino da SBI. Uma abordagem mais específica, relacionada a tumores do intestino, será apresentada em outra conferência, sobre as vias de imunidade intestinais, conduzida por Fiona Powrie, da Universidade de Oxfrod, do Reino Unido.
O encerramento será feito por Jorge Kalil, da USP, com a conferência “Futuro das vacinas: o primeiro imunomodulador”, evidenciando a importância da imunologia muito antes do desenvolvimento das imunoterapias que renderam o Nobel. Isso porque as vacinas foram as primeiras substâncias a atuarem no sistema imune conferindo aumento da resposta orgânica contra determinados microorganismos, incluindo vírus, bactéria, fungos e protozoários. A conferência será coordenada por Manoel Barral Netto, pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ex-presidente da SBI.
A programação conta ainda com simpósios sobre intervenções imunoterapêuticas no tráfico de leucócitos, regulação metabólica de células do sistema imune e as múltiplas dimensões da imunologia, além de palestras sobre doenças como malária, alergias respiratórias e doenças autoimunes, entre outras cujo tratamento vem sendo beneficiado pela imunoterapia. Acesse todas as atividades programadas no site oficial do Immuno 2019: sbicongressos.com/immuno2019/sprogram/scientific-program.
- Apaixonados por Imunologia
- Comunicado
- Conteúdo Publicitário
- Curso
- Dept. Imunologia Clínica
- Dia da Imunologia
- Dia Internacional da Imunologia
- Divulgação científica
- Edital
- Especial
- Especial Dia da Imunologia
- Especial Doença de Chagas
- Eventos
- Exposição COVID-19 da SBI
- História da Imunologia no Brasil
- Immuno 2018
- Immuno2019
- Immuno2021
- Immuno2022
- Immuno2023
- Immuno2025
- IMMUNOLAC
- Immunometabolism2022
- Imune
- Imune - o podcast da SBI
- ImunoWebinar
- Institucional
- IUIS
- Luto
- NeuroImmunology 2024
- Nota
- Nota Técnica
- Notícia
- o podcast da SBI
- Oportunidades
- Outros
- Parecer Científico
- Pesquisa
- Pint of Science 2019
- Pint of Science 2020
- Política Científica
- Sars-CoV-2
- SBI 50 ANOS
- SBI.ImunoTalks
- Sem categoria
- Simpósio
- SNCT 2020
- SNCT 2022
- Webinar
- WORKSHOP