SBI realiza o congresso Immunometabolism 2022
29 de setembro de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Evento presencial contou com mais de 800 inscritos

Após dois anos de pandemia, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) retornou ao seu tradicional evento anual de forma presencial. Entre os dias 20 e 24 de setembro - no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo - pesquisadores, professores e alunos de todo Brasil puderam se reunir para uma emocionante troca de experiências e contato presencialmente após um longo período de isolamento.

O Congresso, que este ano contou com o tema imunometabolismo, superou as expectativas ao receber mais de 800 inscritos, que elogiaram a vasta programação científica do evento ao longo da semana.

Confira alguns dos highlights do Immunometabolism 2022:

A cerimônia de abertura foi iniciada com breves palavras do presidente do comitê organizador do congresso, Pedro M. Moraes-Vieira, que deu as boas vindas a todos.

Em seguida, a presidente da SBI, Ana Caetano Faria, fez a entrega do prêmio “SBI Women in Science”. Em sua terceira edição, o prêmio, responsável por reconhecer a contribuição de mulheres brasileiras na imunologia, destacou o trabalho da cientista Aldina Barral (Fiorcruz-Bahia). 

Durante o discurso de agradecimento, Aldina ressaltou a importância de lutarmos pela ciência e contra os movimentos que tentam desacreditá-la. Acesse o discurso completo clicando aqui.

Prêmio Women in Science - Dra. Aldina Barral (Fiocruz- Bahia)

Por fim, as atividades da abertura receberam a aguardada Opening Session, que foi conduzida pelo pesquisador Jeff Rathmell (Vanderbilt University Medical Center - EUA), com o tema “Metabolic Checkpoints in the Tumor Microenvironment and Inflammation”.

A programação científica do evento seguiu ao longo da semana em alto nível. Pesquisadores nacionais e internacionais trouxeram atualizações do estudo da imunologia pelo mundo. Foram destaques no evento, a participação dos cientistas: David Sancho, Max Cooper, Maxim Artyomov, Evanna Mills, Claudia Kemper, Luke O'Neill, entre outros.

Além disso, a já tradicional Poster Exhibition do Immunometabolism 2022 foi considerada um sucesso neste ano. Os corredores de pôsteres estiveram cheios durante todas as noites, possibilitando um momento de troca de conhecimento em que jovens pesquisadores e imunologistas puderam compartilhar seus estudos.

 

O encerramento do Congresso foi marcado pela palestra brilhante da pesquisadora brasileira Patrícia Bozza (Fiocruz) sobre o tema “Immunometabolic functions of lipid droplets in host response to infections”. 

Ao final, foram anunciados os vencedores dos prêmios deste ano. Confira nas fotos abaixo (a lista completa com os vencedores está neste link):

 

Em seu discurso final, a presidente da SBI, Ana Caetano Faria, agradeceu a presença de todos e anunciou a data e localização do Congresso de 2023: 01 a 05 de outubro de 2023 - Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais).

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024