SBI realiza o congresso Immuno 2023
11 de outubro de 2023
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Evento ocorreu em Ouro Preto (MG) e contou com mais de mil inscritos

 

Entre os dias 02 e 06 de outubro, aconteceu o Immuno 2023 - congresso realizado pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI). O evento foi realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - Minas Gerais, Brasil).

Esse é um dos mais importantes eventos científicos no Brasil, que é realizado desde 1973, e contou com a participação de renomadas(os) palestrantes nacionais e internacionais. 

Confira alguns dos highlights do congresso:

Cerimônia de Abertura

A cerimônia de abertura foi iniciada com uma palavra da presidente da SBI, Ana Maria Caetano de Faria, e com a entrega do SBI Lifetime Achievement Award in Immunology ao imunologista Nelson Vaz.

Diretoria SBI 2022-2023 (foto: LABA)

Entrega do Prêmio: Ana Caetano, Nelson Vaz e Marcello Barcinski (foto: LABA)

Por fim, as atividades da abertura receberam a aguardada Opening Session, que foi conduzida pela pesquisadora Faith Osier (Imperial College London, UK), com o tema “Breadth of IgG Fc-mediated effector function delineates grades of clinical immunity against P. falciparum malaria”.

Faith Osier (Foto: LABA)

A programação científica do evento seguiu ao longo da semana no mais alto nível. Os congressistas puderam acompanhar pesquisadores nacionais e estrangeiros abordando atualizações do estudo da imunologia pelo mundo.

Foram destaques no congresso, a participação dos cientistas: Russell Vance (University of California/EUA), David L. Sacks (National Institutes of Health/EUA), Kathy McCoy (University of Calgary/Canadá), Karina Bortolucci (UNIFESP/Brasil), Michel Nussenzweig (Rockefeller University/EUA), Claudia Brodskyn (FIOCRUZ-BA/Brasil), Gabriel Victora (Rockefeller University/EUA) e Ricardo Gazzinelli (CT-Vacinas-UFMG-FIOCRUZ/Brasil).

Diretorias da SBI 2022-2023 & 2024-2025

Apresentação de Pôsteres

A tradicional Seção de Pôsteres foi um dos destaques do congresso! A área dos pôsteres esteve cheia durante todas as noites, possibilitando um momento de troca de conhecimento em que jovens pesquisadores e imunologistas puderam compartilhar seus estudos.

Seção de pôsteres Immuno 2023 (Foto: Rogério Bordini)

Ciência & Arte

Uma das novidades do Immuno 2023, foi a criação de um espaço destinado a manifestações artísticas como fotografias e pinturas. Essa fusão única entre arte e imunologia criou uma atmosfera enriquecedora, proporcionando uma perspectiva diferenciada sobre a ciência, desafiando fronteiras e estimulando a criatividade. A exposição contou com obras dos imunologistas: Nelson Vaz (UFMG), Julio Scharfstein (UFRJ), Tatiani Maioli (UFMG), Ken Gollob (Hospital Israelita Albert Einstein) e Rossana Melo (UFJF).

Confira algumas peças nas fotos:

Exposição (Foto: LABA)

Expositora: Rossana C. N. Melo (Foto: Rogério Bardoni)

Expositor: Nelson Vaz (Foto: LABA)

Expositor: Julio Scharfstein (Foto: LABA)

Cooperação internacional

Através de uma cooperação internacional entre sociedades científicas, o Immuno 2023 contou com representantes das entidades: Sociedade Alemã de Imunologia: Ari Waisman e Luciana Berod - membros; Sociedade Argentina de Imunologia: Emilio Luis Malchiodi - membro e presidente da Latin American and Caribbean Association for Immunology - ALACI; Sociedade Espanhola de Imunologia: Daniel Lozano-Ojalvo - membro; Sociedade Mexicana de Imunologia: Yvonne Rosenstein - presidente; Sociedade Portuguesa de Imunologia: Luís Graça  - membro e ex-presidente.

Outros destaques

O evento contou com um espaço destinado ao acolhimento de crianças: o Immuno Kids. A área ofereceu atividades específicas para cada faixa etária das crianças participantes. Dessa forma, pais e mães puderam aproveitar com tranquilidade a programação científica do congresso.

 

Os congressistas também puderam registrar as suas fotos no espaço instagramável criado exclusivamente para o congresso.

Outra novidade foi a Immuno Store, uma loja com itens exclusivos da SBI: copo personalizado, chaveiro e berloques temáticos.

Além de todas essas atividades, o congresso também destinou uma parte importante para a sociedade de Ouro Preto. Mais de 80 agentes comunitários de saúde da prefeitura tiveram um curso sobre vacinação. Esse curso é um importante multiplicador da informação científica à comunidade. Além disso, estudantes do ensino médio de escolas públicas puderam participar do evento, para conhecer a estrutura, a imunologia e acompanhar a discussão científica.

 

 

 

Cerimônia de encerramento + premiações

O encerramento do Congresso foi marcado pela palestra do imunologista Ricardo Gazzinelli (UFMG/FIOCRUZ-Brasil), com o tema “The circadian cycle and immunometabolism in malaria”.

Durante o encerramento, a presidente da SBI anunciou a data e local do próximo congresso da SBI: Neuroimmuno 2024, entre os dias 25 e 29 de setembro no Centro de Eventos do Ceará (CE).

Ao final, foram anunciados os vencedores dos prêmios deste ano. Confira nas fotos abaixo (a lista completa com os vencedores está neste link):

Prêmio Thereza Kipnis (Foto: Rogério Bardoni)

Master Student (Foto: CT Vacinas)

PH.D Graduate Student (Foto: CT Vacinas)

POS-DOCTATORAL FELLOW (Foto: CT Vacinas)

BD Award

 

>>> Confira neste link o álbum de fotos do congresso: https://bit.ly/immuno2023fotos 

 

 

 

 

 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024