Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) promove capacitação multiprofissional em Hanseníase para profissionais do SUS
12 de outubro de 2025
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Nos dias 13 e 14 de outubro, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), em parceria com o Laboratório de Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a Secretaria Municipal de Saúde de Búzios e a Secretaria Estadual de Saúde, realizará uma capacitação em hanseníase voltada para profissionais da equipe multiprofissional de saúde de Búzios e de toda a baixada litorânea do Rio de Janeiro.

No dia 13 de outubro, a capacitação teórica acontecerá no Hotel Atlântico Búzios, em Armação dos Búzios, em dois turnos, abordando aspectos clínicos, imunológicos e epidemiológicos da doença. Já no dia 14 de outubro, a capacitação prática será realizada na UBS da Ferradura, em Búzios, conduzida por uma equipe multiprofissional do Ambulatório Souza Araújo (LAHAN, IOC/Fiocruz), composta por dermatologista, fisioterapeuta, farmacêutico e enfermeira, oferecendo treinamento direto em diagnóstico e manejo dos casos. Os profissionais serão treinados na avaliação dos casos suspeitos, na realização da avaliação dermato-neurológica simplificada, no uso do teste rápido para a vigilância e monitoramento de contatos e ainda na coleta de baciloscopia.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que pode comprometer nervos periféricos e células da pele, resultando em incapacidades e deformidades. A interação do bacilo com o organismo humano e as diferentes formas clínicas da doença representam um modelo relevante para o estudo dos mecanismos de imunorregulação, tema central na pesquisa científica em Imunologia.

“Esta ação tem importância estratégica para o Sistema Único de Saúde (SUS), pois fortalece a formação continuada das equipes de atenção básica e especializada, ampliando a capacidade de diagnóstico precoce, essencial para reduzir complicações, evitar sequelas e garantir um atendimento mais integral, humano e eficaz aos usuários do sistema de saúde”, explica a coordenadora da ação Roberta Olmo Pinheiro (Conselho deliberativo SBI - LAHAN - IOC/Fiocruz).

A equipe é composta por:

Coordenação SBI: Roberta Olmo Pinheiro (Conselho deliberativo SBI - LAHAN - IOC/Fiocruz)

Coordenação Búzios: Hertine Maria Souza de Luna (Coordenação de Epidemiologia do Município de Armação dos Búzios)

Equipe Ambulatório Souza Araújo - LAHAN - IOC/Fiocruz - 

Dermatologista - Ana Carolina Galvão

Fisioterapeuta - Lilian Piheiro

Enfermeira - Cristiane Domingues

Farmacêutico - Danillo Noya

 

Equipe de suporte da SES - RJ:

Laura Torres Calheiros - Enfermeira

Sylvia Regina Silca - Assistente social

Leticia Cassiano - Enfermeira

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Decifrando como a imunoterapia com bactérias pode ajudar a controlar o crescimento tumoral
SBI Comunicação
11 de setembro de 2025
Disfunção mitocondrial em células T desregula a homeostase intestinal e acelera o envelhecimento inflamatório
SBI Comunicação
09 de setembro de 2025
Expressão de IL-10 por macrófagos intersticiais pulmonares previne a inflamação pulmonar causada por disbiose e resulta na homeostase pulmonar
SBI Comunicação
04 de setembro de 2025