Imune, o podcast da SBI - Episódio: Imunometabolismo: onde estamos e para onde vamos
16 de setembro de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Você sabe o que é imunometabolismo? Explicando de uma forma simples: é a comunicação e a interdependência entre o sistema imunológico e o metabolismo celular.

As vias metabólicas e imunológicas interagem o tempo todo, sendo assim o metabolismo influencia a resposta imune e vice-versa. Ou seja, as funções das células imunológicas não só influenciam as respostas e processos metabólicos como também são dependentes e influenciadas por ele.

Como isso pode afetar outras doenças como a COVID-19? E os casos de obesidade e diabetes? Quais as novidades dá área e o que sabemos até agora? Isso e muito mais você descobre no episódio “Imunometabolismo: onde estamos e para onde vamos”, do Imune, o podcast da SBI. 

O episódio contou com a participação do imunologista Pedro Manoel Mendes de Moraes Vieira - professor livre docente de Imunologia no Departamento de Genética, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da UNICAMP -  um dos pioneiros no Brasil a trabalhar com  imunometabolismo. Junto das nossas apresentadoras e cientistas Camila Indiani (Fiocruz Bahia) e Karina Bortoluci (UNIFESP).

O Roteiro, Produção e Edição de som: Sidcley Lyra e Laryssa Fabiano; Divulgação e Marketing: Rafaela Garcia e Paula Vinhas. O IMUNE é um podcast da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e esse episódio foi um oferecimento da Beckman Coulter Life Sciences.

O podcast está presente nos principais serviços de streaming: https://spoti.fi/3BmOzKr

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Projeto Mural de História da SBI: Depoimento sobre o pesquisador Wilmar Dias da Silva
SBI Comunicação
11 de janeiro de 2023
A Imunologia em tempos de crise sanitária: por que é fundamental desenvolvermos esta ciência?
SBI Comunicação
21 de outubro de 2022
Série "Aprenda Imunologia" - Você sabe o que é método científico?
SBI Comunicação
21 de outubro de 2022