Webinar Biologia Integrativa, com Helder Nakaya: assista na íntegra
01 de agosto de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Talvez você não saiba, mas, se já participou de alguma pesquisa biológica em laboratório, já deve ter feito biologia integrativa - tema do terceiro webinar da série promovida pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e a BD Bioscienses. A aula on-line foi ministrada pelo biólogo Helder Nakaya, no dia 31 de julho, e transmitida pela página da SBI no Facebook.
“Trata-se da integração de dados de interesse biológico de fontes e naturezas diferentes, como quando se está estudando um grupo de pessoas com uma infecção viral e se medem os níveis de uma citosina e a PCR (proteína C-reativa) em tempo real para detectar a quantidade de DNA viral e verificar se existe uma correlação entre as medições”, explica o Nakaya, professor do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e professor adjunto da Emory University, nos Estados Unidos.
Agora, imagine essa integração utilizando big data, grandes conjuntos de dados de armazenamento e processamento ainda mais complexos. No Laboratório de Biologia de Sistemas Computacionais, do qual Nakaya é o pesquisador principal, além da citosina e da PCR é medida a expressão de 50 mil genes humanos em condições diversas e em diferentes pessoas, analisando-se de forma integrada dados clínicos, imunológicos, demográficos e de sintomas, entre outros, formando uma rede complexa de informações que leva a novos conhecimentos.
O webinar focou nas aplicações da biologia integrativa na área da saúde e o pesquisador apresentou conceitos e dados enquanto passeava pelo laboratório, conversando com a equipe, à frente de diversas abordagens inovadoras para analisar imensas bases de dados epidemiológicos, mapear hotspots de transmissão de doenças, integrar dados de transcritoma com dados clínicos e imunológicos e usar aprendizado de máquina para interpretação e análise de imagens microscópicas, entre outros avanços.
O vídeo está disponível na íntegra na página da SBI no Facebook.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024