SBI envia carta ao ministro Luiz Henrique Mandetta colocando-se à disposição do Ministério da Saúde
08 de abril de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Na terça-feira, 07 de abril, a Sociedade Brasileira de Imunologia enviou ao ministro Luiz Henrique Mandetta carta na qual se colocou "à disposição do Ministério da Saúde - e de quaisquer outras instituições ou pesquisadores do Brasil e do exterior -, para dar apoio e suporte técnico-científico à luta contra a COVID-19".
No mesmo documento, a Sociedade manifestou sua preocupação sobre a divulgação de protocolos de tratamentos que ainda não passaram pelos procedimentos inerentes ao método científico. Também foi reforçado o posicionamento da SBI sobre a realização de isolamento social imediato.
O conteúdo integral da carta pode ser lido abaixo:
 


Ao: Ministério da Saúde 
Em atenção ao Exmo. Ministro Luiz Henrique Mandetta 
Como é de sua missão e história, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) se posiciona sempre a favor da sociedade e da ciência. Vimos, por meio desta, reforçar a importância da validação científica na aplicação de quaisquer protocolos clínicos e colocamos a Comissão Científica desta Sociedade à disposição do Ministério da Saúde - e de quaisquer outras instituições ou pesquisadores do Brasil e do exterior -, para dar apoio e suporte técnico-científico à luta contra a COVID-19. 
A pesquisa brasileira em Imunologia é reconhecida em todo mundo; e entre nossos associados estão pesquisadores líderes nas mais diversas áreas. 
Para além da pandemia, ressaltamos que o uso indiscriminado de fármacos para doenças crônicas é em si um problema de saúde. Portanto, é com preocupação que a Sociedade Brasileira de Imunologia vê a difusão massiva de informações e indicações posológicas para a COVID-19 que não passaram pelo método científico, pois seguem divulgadas sem as devidas comprovações, validações e extenuantes checagens de biossegurança. Por outro lado, estamos mobilizados para contribuir com toda e qualquer expertise necessária às pesquisas correntes. 
Adicionalmente, a Sociedade Brasileira de Imunologia reforça sua posição à favor da importância do isolamento social imediato, como forma de prevenção e contenção da COVID-19, além do distanciamento social para serviços essenciais. 
Estamos certos que o conhecimento e a metodologia científica são as escolhas mais adequadas para vivenciarmos este período de pandemia. 
Sendo o que se apresenta, 
Diretoria da Sociedade Brasileira de Imunologia 
Mapeamento SBI Imuno: Grupos Brasileiros de Pesquisa Imunológica em Covid-19


 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Gotículas lipídicas extracelulares carregadas com alarmina induzem a infiltração de neutrófilos nas vias aéreas durante a inflamação do tipo 2
SBI Comunicação
16 de dezembro de 2024
“Nada se perde e nada se cria, tudo se transforma.” Estudo desvenda como o produto do metabolismo glicolítico dos queratinócitos pode alimentar a inflamação tipo 17 na pele
SBI Comunicação
25 de novembro de 2024
Uma via imunoendócrina dependente de IFN-γ promove redução da glicemia para potencialização da resposta imunológica antiviral
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024