SBI envia carta ao ministro Luiz Henrique Mandetta colocando-se à disposição do Ministério da Saúde
08 de abril de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Na terça-feira, 07 de abril, a Sociedade Brasileira de Imunologia enviou ao ministro Luiz Henrique Mandetta carta na qual se colocou "à disposição do Ministério da Saúde - e de quaisquer outras instituições ou pesquisadores do Brasil e do exterior -, para dar apoio e suporte técnico-científico à luta contra a COVID-19".
No mesmo documento, a Sociedade manifestou sua preocupação sobre a divulgação de protocolos de tratamentos que ainda não passaram pelos procedimentos inerentes ao método científico. Também foi reforçado o posicionamento da SBI sobre a realização de isolamento social imediato.
O conteúdo integral da carta pode ser lido abaixo:
 


Ao: Ministério da Saúde 
Em atenção ao Exmo. Ministro Luiz Henrique Mandetta 
Como é de sua missão e história, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) se posiciona sempre a favor da sociedade e da ciência. Vimos, por meio desta, reforçar a importância da validação científica na aplicação de quaisquer protocolos clínicos e colocamos a Comissão Científica desta Sociedade à disposição do Ministério da Saúde - e de quaisquer outras instituições ou pesquisadores do Brasil e do exterior -, para dar apoio e suporte técnico-científico à luta contra a COVID-19. 
A pesquisa brasileira em Imunologia é reconhecida em todo mundo; e entre nossos associados estão pesquisadores líderes nas mais diversas áreas. 
Para além da pandemia, ressaltamos que o uso indiscriminado de fármacos para doenças crônicas é em si um problema de saúde. Portanto, é com preocupação que a Sociedade Brasileira de Imunologia vê a difusão massiva de informações e indicações posológicas para a COVID-19 que não passaram pelo método científico, pois seguem divulgadas sem as devidas comprovações, validações e extenuantes checagens de biossegurança. Por outro lado, estamos mobilizados para contribuir com toda e qualquer expertise necessária às pesquisas correntes. 
Adicionalmente, a Sociedade Brasileira de Imunologia reforça sua posição à favor da importância do isolamento social imediato, como forma de prevenção e contenção da COVID-19, além do distanciamento social para serviços essenciais. 
Estamos certos que o conhecimento e a metodologia científica são as escolhas mais adequadas para vivenciarmos este período de pandemia. 
Sendo o que se apresenta, 
Diretoria da Sociedade Brasileira de Imunologia 
Mapeamento SBI Imuno: Grupos Brasileiros de Pesquisa Imunológica em Covid-19


 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025