Assembleia da SBI elege diretoria para o biênio 2026-2027
09 de outubro de 2024
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

No dia 28 de setembro, aconteceu a Assembleia da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) - realizada presencialmente durante o congresso NeuroImmunology 2024.

A Assembleia definiu, entre outros assuntos, a eleição da diretoria da SBI para o próximo biênio (2026-2027) e o Conselho Deliberativo. A próxima presidente da SBI será a imunologista Karina Bortoluci (UNIFESP) e o vice-presidente será Pedro Manoel Mendes de Moraes Vieira (Unicamp). Os demais membros que compõem a diretoria são: Alexandra I. de Medeiros (Unesp) como secretária-geral, Helder Nakaya (Hospital Israelita Albert Einstein) como primeiro-secretário e Marco A. R. Vinolo (Unicamp) como tesoureiro.

Os membros do Conselho Deliberativo são: Ana Paula Duarte de Souza, Leonardo Holanda Travassos Corrêa, Lis Ribeiro do Valle Antonelli, Marcelo de Macedo Brígido, Maria Regina D'Império Lima e Pritesh Jaychand Lalwani. Fazem parte obrigatória do Conselho Deliberativo, além dos membros citados acima o(a): Karina Bortoluci (Presidente em Exercício), Maria Bellio (ex-Presidente) e Pedro de Moraes Vieira (Vice-Presidente).

A Diretoria atual (2024-2025) da Sociedade parabeniza os membros eleitos que irão assumir a posse em 2026!

 

Conheça os membros da diretoria:

 

 

Karina Ramalho Bortoluci

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Mackenzie (1992-1995), doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP) (1999-2003), pós-doutorado em Imunologia pela USP (2003-2005), com estágio de curta duração no Instituto Gulbenkian em Portugal (2004) e Livre-Docência em Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2013). Foi Jovem Pesquisadora (PRODOC) no Departamento de Imunologia-USP (2005-2008), onde iniciou seu grupo de pesquisa, e Pesquisadora Visitante na Genentech-EUA (2016). Foi Vice-Chefe (2010-2011) e Chefe (2012-2013) do Departamento de Ciências Biológicas, Coordenadora da Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP (2017-2018) e Presidente do Keystone Symposium "Why so many ways to die" (2019). Atualmente é Professora Associada IV no Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 1C e membro do Comitê de Assessoramento de Imunologia do CNPq-CA-IM (2022-atual). Atua na linha de imunidade inata, com foco no estudo de vias moleculares envolvidas na ativação dos inflamassomas e o seu impacto para o controle de infecções. Publicou 64 artigos em periódicos científicos (Citações:18284; índice H:34 pelo Google Scholars), orientou 10 Mestres, 12 Doutores, 21 estudantes de Iniciação Científica e 3 Pós-doutorandos. Participa ativamente da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), tendo sido Secretária Geral (2016-2017) e Vice Presidente (2020-2021) da Diretoria e co-organizadora dos XXXI, XLI e XLV “Congress of the Brazilian Society of Immunology” em 2006, 2016 e 2021.  

 

 

Pedro Manoel Mendes de Moraes Vieira 

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília (2006). Mestrado em Imunopatologia e Alergia e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo, com estágio na divisão de transplante do BIDMC, Harvard Medical School. Pós-doutorado na divisão de Metabolismo, endocrinologia e Diabetes do BIDMC, Harvard Medical School. Professor Livre Docente em Imunologia pela Unicamp. Foi coordenador do programa de pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da Unicamp (2022-2024). Atualmente é professor Livre Docente associado II em Imunologia na Universidade de Campinas. Bolsista de produtividade 1D e membro titular do CONCEA (2021-atual) e membro afiliado da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Atua na área de imunometabolismo, com foco no estudo de macrófagos. Publicou 91 artigos (citações: 8121, índice H:44). Orientou 4 alunos de doutorado, 5 alunos de mestrado e 3 pós-doutorandos. Atualmente orienta 2 mestrandos, 8 doutorandos e 3 pós-doutorandos. É membro da comissão científica da SBI e organizou o congresso temático - Immunometabolism Congress, o XLVI Congress of the Brazilian Society of Immunology, em 2022. 

 

 

Alexandra Ivo de Medeiros

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994),  mestrado (1998) e doutorado (2002) em Imunologia Básica e Aplicada na Faculdade de  Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e Livre-Docência  em Imunologia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)  (2024). Realizou seu Pós-Doutoramento na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de  Ribeirão Preto (2003-2005). Foi pesquisadora PRODOC-CAPES pela Pós-graduação  em Imunologia Básica e Aplicada da FMRP-USP (2006-2007). Realizou seu Pós 

doutoramento pela University of Michigan, em Michigan-USA (2007-2009) e na  Vanderbilt University Medical Center, em Nashville-USA (2019-2020). Atualmente é  Professora Associada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara-UNESP,  bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Atua na área de Imunologia  celular tendo como principal foco de estudo o envolvimento das vias metabólicas na  ativação de células dendríticas e linfócitos T CD4+ durante a fagocitose de células  apoptóticas, em modelos de infecções e câncer. Publicou 70 artigos em periódicos  científicos (citações 1,839, h-index:26 - Scopus), orientou 10 alunos de mestrado, 7 de doutorado, 20 estudantes de iniciação científica e Trabalho de conclusão de curso (TCC),  e duas supervisões de pós-doutorado. Participou do comitê organizador do congresso  Immunometabolism 2022, “XLVI Congress of the Brazilian Society of Immunology”. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia  Aplicadas à Farmácia (BBAF) da FCFAr/UNESP (Conceito 7), e representante titular de  coordenadores de Pós-graduação da área de Ciências da Saúde, na Câmara Central de  Pós-graduação (CCPG). 

 

Helder Nakaya 

É pesquisador sênior do Hospital Israelita Albert Einstein e professor em regime parcial da Faculdade  de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). Co-fundador e chief scientific officer  da startup nacional D2DNA e da startup dinamarquesa Synamics Therapeutics. Também é professor  adjunto da Universidade Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos, e foi vice-diretor da FCF-USP.  Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Imunologia e da diretoria da  Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional. Foi membro afiliado da Academia  Brasileira de Ciências (ABC), consultor da CEPI (Coalition for Epidemic Preparedness Innovations) e  da IUIS (International Union of Immunological Societies) e membro do conselho consultivo científico  do consórcio europeu da vacina do ebola e do Instituto Internacional de Análise de Sistemas  Aplicados (IIASA). Website do laboratório de Biologia de Sistemas Computacional: www.csbiology.org

 

Marco Aurélio Ramirez Vinolo 

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2001-2005), doutorado em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) (2006-2010), pós doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2010-2012) e Livre-Docência em Imunologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2020). Realizou estágios de pesquisa em laboratórios na University College of Dublin (2007) e no Babraham Institute (2009-2010). Foi professor visitante no Babraham Institute (2016) e na Vanderbilt University (2023). Atualmente, é Professor Associado no Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia (DGEMI) do Instituto de Biologia/UNICAMP e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 1C. Atua na linha de interação microbiota-hospedeiro, com foco no estudo de mecanismos de interação entre o sistema imune e bactérias intestinais. Responsável por projetos de grande porte junto à FAPESP, Jovem pesquisador fase 1 e fase 2, e financiamentos de agências de fomento internacionais como o NIH e Newton Fund. Publicou 98 artigos em periódicos científicos e possui mais de 11.600 citações de acordo com o Google Scholar (índice H:49). Orientou 10 estudantes de Mestrado, 05 de Doutorado, 12 alunos de Iniciação Científica e 03 estágios de Pós-doutoramento.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025