Confira o resultado das Eleições Regionais
21 de março de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

De 12 a 18 de março foi realizada a votação para as Eleições Regionais da SBI, cujo intuito é ampliar o diálogo entre as diversas regiões que compõem a entidade, facilitar a comunicação entre os associados e potencializar o alcance da SBI junto à sociedade.
“As regionais têm papel fundamental na divulgação, organização e centralização de ações locais, além de serem uma ponte para que tenhamos maior conhecimento sobre as expertises de cada região do Brasil”, ressalta Dra. Cláudia Brodskyn, presidente da SBI.
As cédulas de votação foram enviadas por e-mail para todos os associados e o processo eleitoral foi amplamente divulgado no site, nas redes sociais e através de comunicados. A votação foi apurada durante o período de 19 a 21 de março.
Confira abaixo o resultado das eleições e o perfil dos candidatos eleitos, que serão empossados no dia 26 de março e terão seus nomes referendados pela Assembleia Geral da SBI, durante o Immuno 2019.

Regional NORDESTE-NORTE

Chapa Consolidar e Avançar, Imunologia Norte Nordeste

Coordenadora: Camila Alexandrina Figueiredo
Coordenadora da Pós-graduação em Imunologia e professora permanente da Pós-graduação em Processos Interativos do Orgãos e Sistemas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Farmacêutica pela UFPB, Doutora em Farmacologia pela UNICAMP e Pós-doutora pela Johns Hopkins University. Membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) (2013-2018) e Membro Júnior da Academia de Ciências da Bahia (ACB).
Atua nas áreas de Imunogenética e Imunoepidemiologia e tem especial interesse em asma e alergias, regulação imunológica, além de investigar os fatores ambientais e genéticos envolvidos nestes mecanismos.
Vice-coordenadora: Marcia Regina Piuvezam
Professora Titular na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi coordenadora do programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PgPNSB) de maio de 2009 a maio de 2010 e é vice-coordenadora do PPG em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos da região Nordeste.
Possui experiência em Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular e atua principalmente na temática de efeitos de plantas medicinais nos modelos experimentais de alergia respiratória e inflamação.

Regional CENTRO-OESTE

Chapa Imuno-Cerrado
Coordenadora: Anamélia Lorenzetti Bocca
Professora Titular da Universidade de Brasília e coordenadora do Laboratório de Imunologia Aplicada no Instituto de Ciências Biologicas da UnB. Possui graduação em Farmácia Industrial, mestrado em Imunologia Básica e Aplicada e doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade Federal de São Paulo (USP).
Tem experiência em Imunologia com ênfase em Imunologia Celular e atua principalmente nos seguintes temas: paracoccidioidomicose, cromoblastomicose, criptococose e imunidade inata.
 
Vice-coordenadora: Simone Gonçalves da Fonseca
Professora Adjunta de Imunologia no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG). Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela UFG, mestrado em Imunologia Básica e Aplicada e doutorado em Imunologia pela USP e Pós-Doutorado pela Universidade de Montreal (Canadá). Trabalhou como pequisadora no Vaccine & Gene Therapy Institute (VGTI/Flórida).
Tem experiência em Imunologia com ênfase em Imunologia Celular e atua principalmente nos seguintes temas: resposta imune ao HIV e Zika virus, Doença de Chagas, memória imunológica,  e vacina.

Regional SUDESTE

Chapa IMUNORIO
Coordenador: Fábio Barrozo do Canto
Professor Adjunto do Departamento de Imunobiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e docente colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação  (IMPG, UFRJ) e Ciências e Biotecnologia (IB, UFF). Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFF e mestrado e doutorado em Ciências (Microbiologia) com ênfase em Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Tem experiência em Imunologia com ênfase em Imunologia Celular e atua principalmente nos seguintes temas: células T reguladoras, imunorregulação, doença enxerto-versus-hospedeiro, tolerância à transplantação, controle homeostático do compartimento de linfócitos T, linfócitos B, alergia mediada por anticorpos IgE, ensino de Imunologia.
Vice-coordenadora: Juliana Echevarria Lima
Professora Associada do Departamento de Imunologia do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IMPPG–UFRJ). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas - Fiocruz.
Tem experiência em Imunologia com ênfase em Imunologia Celular e atua principalmente nos seguintes temas: Estudo da Resposta Imune Associada à Infecção pelo HTLV-1 e o Estudo das Proteínas Associadas à Resistência a Multiplas Drogas (MDR) em Células Tumorais e Normais. Atua na área de divulgação científica como colaboradora no podcast Microbiando - Podcast de Microbiologia e Imunologia.

Regional SUL

Chapa Regional Sul
Coordenador: André Bafica
Professor Associado de Imunologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Diretor do Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina.  Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutorado em Patologia Humana na Fundação Oswaldo Cruz e pós-doutorado em Imunologia no National Institutes of Health (NIH/EUA).
Pesquisador premiado pela Edição 2012 do Early Career Scientists do Howard Hughes Medical Institute/USA. Atua na temática de resposta imune a patógenos e imunofarmacologia.
Vice-coordenador: Daniel Mansur
Professor Adjunto de Imunologia no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia na Universidade Federal de Santa Catarina (MIP/UFSC). Possui graduação em Ciências Biológicas e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia com ênfase em Virologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutorado no Imperial College London, tendo como foco sensores de DNA da imunidade inata e o estudo da evasão do sistema imune pelo vírus Vaccinia.
Atua especialmente nos seguintes temas: imunidade célula-intrísica e interação vírus-hospedeiro.
 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024