Conheça a diretoria da SBI para o biênio 2024-2025
08 de janeiro de 2024
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

A partir do dia 1º de janeiro de 2024 a Sociedade Brasileira de Imunologia conta com uma nova diretoria.

A diretoria que fará a gestão no próximo biênio (2024-2025), eleita na assembleia dos associados em setembro de 2023, é presidida pela imunologista Maria Bellio (IMPG - UFRJ), e a vice-presidente será Silvia Beatriz Boscardin (USP). Os demais membros que compõem a diretoria são: Robson Coutinho-Silva (IBCCF - UFRJ) como secretário-geral, Alessandra Filardy (IMPG - UFRJ) como primeira-secretária e Dumith Chequer Bou-Habib (IOC - FIOCRUZ) como tesoureiro.

Conheça os diretores:

 

Presidente: Maria Bellio (IMPG - UFRJ)

Graduada em Ciências Biológicas (bacharelado em Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ  e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ. De 1991 a 1994 desenvolveu sua tese de doutorado no laboratório do Prof. P. Kourilsky no Instituto Pasteur de Paris, França. Em 2022-2023, foi pesquisadora visitante do La Jolla Institute for Immunology (LJI) em San Diego, CA, EUA.

Atualmente é professora Titular do Depto. de Imunologia do IMPPG - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular. É orientadora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação e em Ciências (Microbiologia), ambos do IMPG/UFRJ e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas (INCT-V). Principais temas de pesquisa em que atua/atuou: reconhecimento antigênico pelo receptor de linfócitos T (TCR); receptores TLR em infecções por tripanosomatídeos; vias de sinalizações dependentes de MyD88 em linfócitos T e desenvolvimento de vacinas utilizando fagos recombinantes como vetores vacinais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6472002498968010

 

Vice-presidente: Silvia Beatriz Boscardin (ICB-USP)

Graduada em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (1996). Possui mestrado (1999) e doutorado (2003) em Microbiologia e Imunologia pela Unifesp. Fez seu pós-doutorado no Laboratório de Imunologia Molecular da Rockefeller University (Estados Unidos) entre 2003 e 2008. Atualmente é professora associada e livre docente do Departamento de Parasitologia/ Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas de Parasitologia e Imunologia, com ênfase no desenvolvimento de estratégias de vacinação contra parasitas e vírus.

Os projetos atuais envolvem a utilização de uma estratégia que visa direcionar proteínas derivadas de patógenos (mais especificamente de Plasmodium e do vírus da dengue) para as células dendríticas (DCs) que são responsáveis pela ativação da resposta imune adaptativa. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Investigação em Imunologia (INCTiii) e do Núcleo de Pesquisa em Vacinas (NPV) da USP.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0930830632147222

 

 

Secretário-Geral: Robson Coutinho-Silva (IBCCF - UFRJ)

Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Licenciatura em Física pela UFRJ (1984), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1996), pós-doutorado pelo Royal Free and University College Medical School, em Londres (2000-2002).

É diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ, bolsista produtividade do CNPq 1B, Cientista do Nosso Estado CNE/FAPERJ e membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Saúde Cerebral Foi coordenador do Programa de Imunobiologia do IBCCF/UFRJ (2006-2009 e 2016-2017), vice-diretor do IBCCF / UFRJ (2010-2012), coordenador adjunto do curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas do IBCCF / UFRJ (2007-2010), presidente fundador (2009-2012) e vice-presidente (2012-2015) da sociedade científica Clube Brasileiro de Purinas, presidente do museu de ciências Espaço Ciência Viva, na cidade do Rio de Janeiro (2013-2018) e Vice-presidente científico da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - Cecierj (2020). É orientador permanente nos Programas de Pós-Graduação em Biofísica e em Fisiologia, ambos do IBCCF/UFRJ, e em Ensino em Biociências e Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz / Fiocruz. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular e imunidade inata, atuando principalmente nos seguintes temas: sinalização purinérgica em doenças parasitárias e inflamatórias, sinais de perigo, imunomodulação, mecanismos de morte celular e divulgação científica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8122711583232739 

 

 

Primeira-Secretária: Alessandra Filardy (IMPG - UFRJ)

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado em Microbiologia e Imunologia; 2003) e mestrado em Microbiologia (Bacteriologia Clínica; 2005) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biológicas (IBCCF; 2010) pela UFRJ. Fez pós-doutorado em Imunologia Celular no IBCCF, UFRJ (2010-2012); em Imunologia de Mucosas nos National Institutes of Health (NIH) (2012-2015), Bethesda-EUA.

É Professora Adjunta (Departamento de Imunologia) no Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia (CAPES 7) e do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação (CAPES 6), bolsista de produtividade nível 2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, UFRJ e chefia o Laboratório de Imunologia Celular (IMPG/UFRJ), onde desenvolve projetos que visam compreender como a fagocitose de células apoptóticas regula o sistema imunológico nas mucosas pulmonares e intestinais durante a homeostase e em condições inflamatórias e infecciosas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4402203026552290 

 

 

Tesoureiro: Dumith Chequer Bou-Habib (IOC - FIOCRUZ)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1976), Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), e Doutor em Ciências (Microbiologia e Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Fiocruz (1991). Realizou estágio de Pós-Doutoramento no Center for Biologics Evaluation and Research, USFDA, em Bethesda, MD, Estados Unidos (1992-1995). Foi Pesquisador do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/Fiocruz, Salvador, BA (1996-2000), e é atualmente Pesquisador Titular do Laboratório de Pesquisas sobre o Timo, do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.

É orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz. Seus principais estudos abordam a Imunopatogênese da Infecção pelo HIV-1/AIDS, com ênfase nos efeitos de mediadores da imunidade inata sobre a replicação viral em células do sistema imune. Desde março de 2020 dedica-se também a estudos sobre a fisiopatogenia da infecção pelo SARS-CoV-2/Covid-19. É pesquisador 1C do CNPq, Cientista do Nosso Estado, CNE/Faperj, Rio de Janeiro, e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neuroimunomodulação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1295951077923316

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024