Imunologistas Manoel Barral-Netto e Antoniana Krettli são promovidos a Grã-Cruz pela Ordem Nacional do Mérito Científico
17 de outubro de 2018
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Os pesquisadores Manoel Barral-Netto, do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz, e Antoniana Krettli, do  Centro de Pesquisa René Rachou, ambos da Fiocruz e ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Imunologia, foram homenageados nesta quarta-feira (17/10) pela Ordem Nacional do Mérito Científico, sendo promovidos da categoria Comendador para Grã-Cruz.

A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma ordem honorífica concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no país.

Manoel Barral-Netto é médico pela Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA) e doutor em Patologia Humana. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA e diretor da Faculdade de Medicina da Bahia. Foi também diretor de Programas Temáticos e Setoriais e de Cooperação Institucional, ambos do CNPq. É membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Saúde (MCTI) e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) desde 2016. Foi diretor do Instituto Gonçalo Moniz (FIOCRUZ-Bahia) e desde janeiro de 2017 é vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e atualmente pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Bahia). Sua principal atividade de pesquisa é na área de imuno-regulação de doenças parasitárias, principalmente leishmanioses e malária.

Antoniana Krettli é graduada em Farmácia-Química e Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o mestrado e doutorado em parasitologia também na UFMG, além de treinamentos sucessivos no exterior, inicialmente pela Universidade de Nova Iorque. Fez seu pós-doutorado no Instituto Pasteur, Paris e Curso de Especialização no Centro de Imunologia da Universidade de Lousane. Foi também pesquisadora visitante diversas vezes na NYU Medical School, no National Institute of Health (NIAID-NIH, USA) e no Instituto Pasteur.

Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, é receptora de várias medalhas de honra de sociedades científicas, de Honra ao Mérito Científico dos Governo Federal e do Estado de Minas Gerais.

Conduz suas pesquisas na UFMG e Instituito René Rachou, com foco atual na busca e desenvolvimento de novos antimaláricos.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025