Manifesto contra os cortes em Ciência e Tecnologia
05 de abril de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Leia o manifesto enviado pela SBI aos poderes Executivo e Legislativo após o anúncio dos severos cortes orçamentários da Ciência, Tecnologia e Inovação, previstos em decreto assinado pelo presidente da República. A entidade se une a outras sociedades científicas nos esforços para que a iniciativa seja revista e anulada.
 

Pesquisas e inovações em Saúde pela sobrevivência e soberania de uma nação - Manifesto contra os cortes em Ciência e Tecnologia

 

Vossas Excelências,
A Saúde não começa em hospitais. Começa nas pesquisas básicas e avançadas. Cortar os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação é o primeiro passo para aumentar os gastos de um país no tratamento de doenças e na dependência de soluções externas. Um país doente não trabalha, não produz e não avança.
Os extremos cortes orçamentários previstos no decreto assinado pelo presidente da República atingem a ciência e a inovação tecnológica no Brasil e o seu principal capital: o humano. Sem bolsas acadêmicas, não há como formar e manter cientistas. Sem cientistas não há nada, somente a ampliação da submissão às tecnologias e aos preços internacionais.
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) já estava atuando com orçamento reduzido em 2019 e o contingenciamento de 42,27% no investimento só vem a agravar, e talvez inviabilizar, uma situação já muito difícil.
Além da formação de pessoal, o Brasil investiu um capital significativo no desenvolvimento de infraestrutura para pesquisa, o que resultou em aumento da produtividade científica, com destaque do país no exterior. Mais importante, o resultado do aumento de investimento em ensino, pesquisa e tecnologia resultou em melhorias para a população.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que financia a inovação e a infraestrutura de pesquisa das instituições de Ciência e Tecnologia, tem mais que 80% de seus recursos contingenciados. Além disso, o corte de 80% no orçamento do Ministério de Minas e Energia atinge áreas tecnológicas importantes.
A comunidade de imunologistas brasileiros conclama a atenção de vossas excelências para o problema pertinente a cortes que não deveriam nem existir. Ao contrário, em um país com o potencial e desafios do Brasil, os investimentos em Educação, Ciência e Inovação deveriam ser prioridade.
 
São Paulo, 5 de abril de 2019.
 
Atenciosamente,
Cláudia Ida Brodskyn
Presidente
Sociedade Brasileira de Imunologia - SBI
sbi@sbi.org.br

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024