Conheça a Diretoria 2020-2021
16 de janeiro de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Desde o dia 1o de janeiro de 2020, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) está sob nova direção. Eleita pela assembleia dos associados em 2018, em Ouro Preto (MG), a gestão 2020-2021 é presidida por Ricardo Gazinelli, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e tem como vice-presidente Karina Bortoluci, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); como secretário-geral e primeiro secretário, respectivamente, Dario Simões Zamboni e José Carlos Farias Alves Filho, ambos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP); e, como tesoureira, Cristina Ribeiro de Barros Cardoso, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP).
Conheça os diretores:

Presidente
Ricardo Tostes Gazzinelli
(Fiocruz-MG)

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, pesquisador do Instituto René Rachou e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Fez contribuições importantes na área de imunologia das doenças parasitárias. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas e tem contribuído para o desenvolvimento de vacinas contra as doenças negligenciadas, mais precisamente leishmaniose, doença de Chagas e malária.
Saiba mais.

Vice-presidente
Karina Bortoluci
(UNIFESP)

Professora Associada do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Mackenzie, doutorado direto em Imunologia e pós-doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP) e título de livre-docente pela UNIFESP. Atua na área da imunidade inata, com foco no estudo de vias moleculares envolvidas na ativação dos inflamassomas e o seu impacto para o controle de infecções.
Saiba mais.

Secretário-geral
Dario Simões Zamboni
(FMRP-USP)

Professor Titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), doutorado em microbiologia, imunologia e parasitologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pós-doutorado em patogenicidade microbiana pela Universidade Yale (EUA) e título de livre docente pela FMRP-USP. Atua nas áreas de imunologia, microbiologia e biologia celular, com ênfase em imunidade inata e na interação patógeno-hospedeiro.
Saiba mais.

Primeiro secretário
José Carlos F. Alves Filho
(FMRP-USP)

Professor Associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestrado e doutorado em Farmacologia pela FMRP-USP, pós-doutorado pela Division of Immunology, Infection and Inflammation na Universidade de Glasgow (Reino Unido) e título de livre-docência pela FMRP-USP. Atua na área de imunorregulação, com interesse no entendimento da plasticidade das células imunes, principalmente linfócitos T, e suas funções em doenças inflamatórias.
Saiba mais.

Tesoureira
Cristina Cardoso
(FCFRP-USP)

Professora associada de Imunologia e Neuroimunoendocrinologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP). Graduada em Odontologia, com mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia, doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na mesma instituição, com estágio no Forsyth Institute Harvard Medical and Dental School Affiliate (Boston, EUA). Título de livre-docência pela FCFRP-USP. Atua nas áreas de Imunologia Celular e Clínica, com ênfase em imunoendocrinologia e modulação da resposta imune de mucosas, doenças inflamatórias intestinais, retocolite ulcerativa e doença de Crohn.
Saiba mais.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025