Conheça a Diretoria 2020-2021
16 de janeiro de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Desde o dia 1o de janeiro de 2020, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) está sob nova direção. Eleita pela assembleia dos associados em 2018, em Ouro Preto (MG), a gestão 2020-2021 é presidida por Ricardo Gazinelli, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e tem como vice-presidente Karina Bortoluci, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); como secretário-geral e primeiro secretário, respectivamente, Dario Simões Zamboni e José Carlos Farias Alves Filho, ambos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP); e, como tesoureira, Cristina Ribeiro de Barros Cardoso, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP).
Conheça os diretores:

Presidente
Ricardo Tostes Gazzinelli
(Fiocruz-MG)

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, pesquisador do Instituto René Rachou e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Fez contribuições importantes na área de imunologia das doenças parasitárias. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas e tem contribuído para o desenvolvimento de vacinas contra as doenças negligenciadas, mais precisamente leishmaniose, doença de Chagas e malária.
Saiba mais.

Vice-presidente
Karina Bortoluci
(UNIFESP)

Professora Associada do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Mackenzie, doutorado direto em Imunologia e pós-doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP) e título de livre-docente pela UNIFESP. Atua na área da imunidade inata, com foco no estudo de vias moleculares envolvidas na ativação dos inflamassomas e o seu impacto para o controle de infecções.
Saiba mais.

Secretário-geral
Dario Simões Zamboni
(FMRP-USP)

Professor Titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), doutorado em microbiologia, imunologia e parasitologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pós-doutorado em patogenicidade microbiana pela Universidade Yale (EUA) e título de livre docente pela FMRP-USP. Atua nas áreas de imunologia, microbiologia e biologia celular, com ênfase em imunidade inata e na interação patógeno-hospedeiro.
Saiba mais.

Primeiro secretário
José Carlos F. Alves Filho
(FMRP-USP)

Professor Associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestrado e doutorado em Farmacologia pela FMRP-USP, pós-doutorado pela Division of Immunology, Infection and Inflammation na Universidade de Glasgow (Reino Unido) e título de livre-docência pela FMRP-USP. Atua na área de imunorregulação, com interesse no entendimento da plasticidade das células imunes, principalmente linfócitos T, e suas funções em doenças inflamatórias.
Saiba mais.

Tesoureira
Cristina Cardoso
(FCFRP-USP)

Professora associada de Imunologia e Neuroimunoendocrinologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP). Graduada em Odontologia, com mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia, doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na mesma instituição, com estágio no Forsyth Institute Harvard Medical and Dental School Affiliate (Boston, EUA). Título de livre-docência pela FCFRP-USP. Atua nas áreas de Imunologia Celular e Clínica, com ênfase em imunoendocrinologia e modulação da resposta imune de mucosas, doenças inflamatórias intestinais, retocolite ulcerativa e doença de Crohn.
Saiba mais.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024
Desvendando a resposta antitumoral: Células TCD8+ utilizam a rota do NKG2D no combate a tumores cerebrais
SBI Comunicação
24 de janeiro de 2024
Células T CD8+ virtuais de memória na alopecia areata: um desafio cabeludo
SBI Comunicação
28 de novembro de 2023