Nota de Falecimento - Pesar pela morte do Prof. Mario Mariano
02 de março de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

O Prof. Mario Mariano, figura de espírito eternamente jovem, acreditava no caráter lúdico da ciência. Falecimento ocorreu no dia 28 de fevereiro
Por: Prof. Alexandre Basso
 
O Prof. Mario Mariano graduou-se em Medicina Veterinária pela USP em 1965. Fez Mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela USP (1966) e Doutorado em Patologia pela USP (1968). No início da década de 70 trabalhou no Departamento de Patologia do St. Bartholomew’s Hospital Medical College, em Londres, com o pesquisador W.G. Spector. Este período foi determinante para o estabelecimento da linha de pesquisa que visava estudar o macrófago na inflamação crônica, especialmente em lesões granulomatosas. Foi Professor Titular no Departamento de Patologia  da FMVZ-USP, período no qual liderou, em 1978, a criação do Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental e Comparada.
Por volta de 1988, mudou-se para o Departamento de Imunologia do ICB-USP. Após a sua aposentadoria na USP, ao redor de 1997, passou a ser Professor Afiliado da Disciplina de Imunologia no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da EPM-UNIFESP. Neste período, liderou uma linha de pesquisa estudando as células B-1. Foi também Vice-Presidente da SBI na gestão com mandato em 1992-1993.
O Prof. Mario Mariano, figura de espírito eternamente jovem, acreditava no caráter lúdico da ciência. Para ele, o fazer ciência no dia a dia deveria estar permeado pela curiosidade, criatividade e liberdade para fazer qualquer pergunta, exatamente como costuma-se ver nas crianças. Divertia-se ao questionar os paradigmas vigentes na ciência, incluindo aqueles que tinha ajudado a construir. Em suas aulas, enquanto ensinava, gostava de instigar e estimular o questionamento nos mais jovens. Com esse seu jeito, contribuiu de forma marcante na formação de muitos cientistas, entre eles imunologistas e patologistas.
 
 
 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024
Desvendando a resposta antitumoral: Células TCD8+ utilizam a rota do NKG2D no combate a tumores cerebrais
SBI Comunicação
24 de janeiro de 2024
Células T CD8+ virtuais de memória na alopecia areata: um desafio cabeludo
SBI Comunicação
28 de novembro de 2023