Carta aberta conjunta em Apoio à Permanência do Prof. Jerson Lima Silva na Presidência da FAPERJ
23 de outubro de 2024
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Rio de Janeiro, 23 de Outubro de 2024.

Ao Exmo. Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro,

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a Sociedade Brasileira de Automática (SBA), assim como toda a comunidade Científica e Acadêmica, não só do Estado do Rio de Janeiro, mas de todo o país, receberam com extrema surpresa e apreensão a notícia da possível exoneração do Prof. Dr. Jerson Lima Silva da presidência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Desde a sua criação, a FAPERJ tem desempenhado um papel fundamental para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio de Janeiro, através do apoio a projetos em Universidades Públicas e Privadas, Centros de Pesquisa, Hospitais, Escolas e Indústrias sediadas em nosso estado. Sob a liderança do Prof. Jerson Lima, a FAPERJ executa com extrema eficiência e transparência essa tão importante missão.

O Prof. Jerson Lima Silva, possui um extenso e premiado currículo e uma trajetória exemplar em sua carreira, em todos os aspectos, incluindo o humano. É Professor Titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis da UFRJ e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb). É Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Academia Nacional de Medicina (ANM), tendo recebido prestigiosos reconhecimentos como a Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República em 2002 e em 2009.

Assim, ao defendermos a continuidade do Prof. Jerson Lima Silva na presidência, estamos defendendo o direito da população fluminense de ter na liderança da FAPERJ o cientista e o gestor mais qualificado para exercer esse cargo no presente, dando continuidade ao extraordinário trabalho que ele vem exercendo ao longo de vários anos, inicialmente como Diretor Científico dessa Fundação.

A SBI, a SBM e a SBA se unem às demais Sociedades, Federações e Academias Científicas Nacionais e aos Pró-Reitores de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação de IES do Estado do RJ, reiterando seu pedido de reconsideração sobre uma potencial exoneração do Prof. Jerson Lima Silva. Contamos com a sensibilidade e compreensão de Vossa Excelência da extrema importância da manutenção do Prof. Jerson na presidência da FAPERJ para que esta siga servindo ao pleno desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.

 

MARIA BELLIO, Presidente da SBI

TIAGO ROUX DE OLIVEIRA, Presidente da SBA

JAQUELINE G. MESQUITA, Presidente da SBM

A carta também está disponível em PDF: clique aqui

 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Uma via imunoendócrina dependente de IFN-γ promove redução da glicemia para potencialização da resposta imunológica antiviral
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024
Restrições alimentares e hídricas aumentam a suscetibilidade a patógenos resistentes a antimicrobianos
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024
A descoberta dos microRNAs e sua função na regulação da expressão gênica levou o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina 2024
SBI Comunicação
08 de outubro de 2024