Nos últimos dias, tem circulado um áudio nas redes sociais com informações falsas sobre as vacinas contra a Covid-19, duas delas aprovadas para uso emergencial no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo o conteúdo do áudio, a vacina que utiliza um adenovírus como vetor (Oxford-AstraZeneca) poderia alterar o DNA do indivíduo que a recebe. Isso não acontece! O adenovírus não incorpora seu material genético no genoma humano e por isso não modifica o DNA das células de quem recebe a vacina.
O áudio também aborda a vacina CoronaVac (Instituto Butantan-Sinovac) - que é obtida através do vírus inativado – mas, que “poderia infectar a pessoa com o novo coronavírus”. Isso também não acontece! Os vírus inativados são utilizados há anos no desenvolvimento de vacinas. As vacinas que utilizam vírus inativados não reproduzem a doença no vacinado, mas “enganam” o sistema imunológico, pois ele acredita que o agente infeccioso morto possa representar algum perigo real, assim ele realiza o processo de proteção. Alguns exemplos desse tipo de vacina: poliomielite injetável (VIP), hepatite A, gripe e raiva. As novas tecnologias conferem ainda mais segurança em todo o processo de desenvolvimento do imunizante.
Além das informações falsas sobre as vacinas, o áudio ainda desencoraja a vacinação das pessoas mais jovens, o que também não é correto. Vale lembrar que todos (incluindo os jovens) podem se infectar pelo vírus SARS-CoV-2 e desenvolver a Covid-19, mesmo que de forma leve e/ou assintomática, além de transmiti-la a pessoas dos grupos de risco. Ainda, jovens também podem desenvolver a forma grave da doença.
A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) reitera que a vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas. Vacinar é agir em prol do coletivo, é um compromisso com toda a sociedade.
Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI)
26 de janeiro de 2021
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DA NOTA
- Apaixonados por Imunologia
- Comunicado
- Conteúdo Publicitário
- Curso
- Dept. Imunologia Clínica
- Dia da Imunologia
- Dia Internacional da Imunologia
- Divulgação científica
- Edital
- Especial
- Especial Dia da Imunologia
- Especial Doença de Chagas
- Eventos
- Exposição COVID-19 da SBI
- História da Imunologia no Brasil
- Immuno 2018
- Immuno2019
- Immuno2021
- Immuno2022
- Immuno2023
- Immuno2025
- IMMUNOLAC
- Immunometabolism2022
- Imune
- Imune - o podcast da SBI
- ImunoWebinar
- Institucional
- IUIS
- Luto
- NeuroImmunology 2024
- Nota
- Nota Técnica
- Notícia
- o podcast da SBI
- Oportunidades
- Outros
- Parecer Científico
- Pesquisa
- Pint of Science 2019
- Pint of Science 2020
- Política Científica
- Sars-CoV-2
- SBI 50 ANOS
- SBI.ImunoTalks
- Sem categoria
- Simpósio
- SNCT 2020
- SNCT 2022
- Webinar
- WORKSHOP