NOTA DAS SOCIEDADES CIENTÍFICAS CONTRA A INTERVENÇÃO NO ESTATUTO DA FAPEMIG
02 de novembro de 2023
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

As sociedades científicas abaixo assinadas protestam veementemente contra a grave intervenção realizada pelo governo de Minas Gerais na gestão da Fundação para o Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) em 26 de outubro através do decreto 48.715 sem nenhum diálogo com a comunidade científica ou com os próprios gestores da FAPEMIG. A modificação imposta pelo decreto no estatuto da fundação retira do conselho curador, historicamente formado por pesquisadores e entidades públicas e privadas do Estado envolvidas em pesquisa e inovação, a prerrogativa de elaborar a lista tríplice para o Presidente e o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disto, determina que o Presidente do Conselho Curador, cargo até hoje exercido por pesquisador ou pessoa pública ou de instituição privada integrante do próprio conselho, será exercido a partir de agora pelo Secretário do Desenvolvimento Econômico, cargo político de indicação do governador eleito. O Presidente e o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação serão indicados pelo próprio governador do Estado sem previsão de mandato. O Conselho Curador, por sua vez, perde ainda a função original de deliberar sobre o manual, o plano de ação e orçamento da agência assim como sobre suas eventuais modificações.

O decreto fere todos os preceitos democráticos de gestão da fundação retirando a sua autonomia com relação às inclinações político-partidárias do governo que passa a exercer todas as funções de decisão sobre a agência. A comunidade científica e aqueles atores que realmente estão envolvidos na produção do conhecimento científico e tecnológico perdem qualquer tipo de participação na decisão ou no controle sobre as ações, o orçamento e os rumos da importante agência de fomento à pesquisa do Estado.

As fundações de apoio à pesquisa de maior sucesso, sendo que a FAPEMIG até hoje figura como uma delas, são aquelas que (1) garantem que os dirigentes sejam eleitos independentemente de intervenções político partidárias e com mandato definido para garantir que as decisões da agência sejam pautadas pelo mérito científico e (2) que têm assegurado recursos fixos no orçamento do Estado. O decreto de 26 de outubro fere frontalmente o princípio de boa gestão de um sistema de ciência, tecnologia e inovação que depende de projetos e ações de longo prazo protegidos das flutuações políticas do governo do Estado e, assim, ameaça a sobrevivência da FAPEMIG como uma das principais instituições de fomento à pesquisa do país.

Historicamente a FAPEMIG tem mantido diálogo constante com as secretarias e o governo do Estado para definir políticas estratégicas de ciência e inovação e a escolha do dirigente da fundação é prerrogativa do governador mediante a apresentação da lista tríplice. Mas a transferência de todas as decisões e da gestão da fundação para órgãos do governo sem consulta alguma à comunidade científica ou aos agentes públicos e privados promotores de ciência e tecnologia no estado enfraquece a agência e ameaça torná-la mero instrumento de gestão administrativa e burocrática de interesses alheios ao pleno desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico do Estado.

Como patrimônio do povo mineiro, a FAPEMIG tem atendido aos interesses da comunidade científica e da sociedade do Estado de Minas Gerais

Nesse sentido, as sociedades científicas abaixo listadas unem suas vozes a outras entidades acadêmicas e de pesquisa defendendo a gestão democrática e isenta da FAPEMIG para que ela possa continuar a cumprir sua missão de fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e social do seu estado.

 

01 de novembro de 2023,

Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI)

Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPZ)

Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)

Sociedade Brasileira de Inflamação (SBIn)

Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE)

Sociedade Brasileira de Genética (SBG)

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)

Sociedade Brasileira de Biofisica (SBBf)

Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC)

Sociedade Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C)

Sociedade Brasiliera de Fisiologia (SBFis)

 

A nota completa também está disponível neste link

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025