Nota de repúdio da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) aos cortes anunciados no financiamento à Ciência, Tecnologia e Inovação
21 de dezembro de 2025
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2025.

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) vem a público manifestar seu total repúdio aos cortes resultantes da votação do projeto de Lei Orçamentária de 2026, que resultará no corte de R$ 262 milhões em bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e de R$ 72 milhões em bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Estas bolsas, destinadas a estudantes de pós-graduação, cientistas e alunos de graduação (através da iniciação científica) são fundamentais para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do nosso país.

Em tempos recentes, a humanidade sofreu a severa pandemia de COVID-19, na qual foi demonstrada a importância da Ciência para o seu enfrentamento. Igualmente, sabe-se das terríveis consequências que as mudanças climáticas estão trazendo, afetando a Saúde e a Economia no Brasil e no mundo, e para as quais é preciso encontrar soluções científicas e tecnológicas. Estes são dois exemplos da importância do fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

É, portanto, com extrema indignação e profunda preocupação que a SBI pronuncia seu total desacordo com uma política que ceifa o futuro de nossos jovens e afeta severamente o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país, colocando em risco a soberania nacional para o enfrentamento de futuras crises sanitárias e ambientais.

MARIA BELLIO

Presidente da SBI

 

A nota também está disponível em PDF: clique aqui

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Dor tem sexo? Os monócitos podem ter a resposta
SBI Comunicação
08 de abril de 2026
Vírus Epstein-Barr e quebra da tolerância periférica na Esclerose Múltipla: Como as células B autorreativas infectadas capturam antígeno, sobrevivem e lesionam a mielina
SBI Comunicação
08 de abril de 2026
O estresse e suas marcas no folículo piloso: uma resposta neuroimune
SBI Comunicação
06 de abril de 2026