REGIONAL SUL
06 de setembro de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

As representações regionais da SBI têm papel fundamental na divulgação, organização e centralização de ações locais, além de serem uma ponte para que a entidade tenha maior conhecimento sobre as expertises de cada região do Brasil. Entre os objetivos estão a ampliação do diálogo entre as diversas regiões do país, a facilitação da comunicação entre os associados e a potencialização do alcance da SBI e da imunologia junto à sociedade.

Regional SUL

Coordenador: Pedro Roosevelt Torres Romão (UFSCPA)

Possui graduação em Farmácia, Mestrado e Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Atualmente é Prof Associado da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS (UFCSPA). Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e PPG em Biociências da UFCSPA. Tem experiência na área de Imunologia e imunoparasitologia, ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV, Imunoregulação em doenças infecciosas, inflamação, biomarcadores e COVID-19. É coordenador do PPG Ciências da Saúde da UFCSPA e coordenador da Regional Sul da SBI. (Sociedade Brasileira de Imunologia)

 

 

 

Vice-coordenador: Wander Rogério Pavanelli (UEL)

Pós-doutor em Imunoparasitologia 2010 (Universidade Estadual de Londrina-UEL), Doutor em Imunologia 2008 (Universidade de São Paulo-USP), Mestre em Patologia 2005 (Universidade Estadual de Londrina-UEL), Graduado em Ciências Biológicas 2003 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE). Atualmente é Professor Associado B do departamento de Ciências Patológicas e Pesquisador na Universidade Estadual de Londrina-UEL. É docente (membro permanente) nos Programas de Mestrado e Doutorado em: Patologia Experimental (CCB-UEL)(CAPES 6), Ciências da Saúde (CCS-UEL) (CAPES 5) e Biociência e Biotecnologia (ICC-Fiocruz) (CAPES 4). Já foi Coordenador do Colegiado de Farmácia (2014-15), Vice-coordenador (2013-16) e Coordenador do curso de Mestrado e Doutorado em Patologia Experimental (2017-2021).

Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Patológicas/CCB UEL e membro do Comitê de Ações Estruturantes e Inovação da UEL. É consultor “ad hoc” das seguintes agências de fomento: FAPES, FAPEMIG, CAPES, CNPq, Fundação Araucária e UEL, e também representante junto a SBI da regional SUL. Atualmente é Editor da revista Frontiers e Antioxidants e revisor de inúmeras (39) revistas internacionais. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Parasitologia e Patologia, com ênfase em doenças parasitárias como: Doenças de Chagas, Leishmaniose, Toxoplasmose e Esquistossomose. Também investiga novas terapias para o tratamento do Câncer. Foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária-Pr (2012/2013 e 2014/2016), e do CNPq (2016-2019) (2019-2021). Atualmente é Bolsista de Produtividade 1D – Comitê de Imunologia (2022 a 2026).

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
Colunista Colaborador
ver todos os artigos desse colunista >
NAVEGUE POR REGIONAL
REDES SOCIAIS