ANVISA autoriza ensaios clínicos da SpiN-Tec - vacina contra COVID-19 desenvolvida no CTVacinas da UFMG
04 de outubro de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Ontem (03/10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a autorização dos testes clínicos de fase 1 e 2 da SpiN-Tec - vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida no CTVacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os testes, que devem ter início em novembro, serão realizados no Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh (HC-UFMG) e no Hospital Felício Rocho.

O ensaio clínico de fase 1 testará a segurança do imunizante e será feito com acompanhamento próximo dos pacientes. Em entrevista para o site de notícias da UFMG, Ricardo Gazzinelli, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB e pesquisador do CTVacinas e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), comentou sobre a autorização. “É quando realizamos o escalonamento da dose, ou seja, essa fase serve para selecionarmos a dose ideal que irá para a fase 2”, explica Gazzinelli. Nesse momento, a vacina será aplicada em 80 pessoas divididas em dois grupos: um com pacientes com menos de 55 anos e outro com pacientes entre 56 e 80 anos de idade.

A segunda fase, que conta com mais 400 pacientes, é um teste de segurança expandido, ou seja, avalia a resposta imunológica à vacina. “A estimativa é que a fase 1 comece no mês que vem e a 2 em fevereiro de 2023, estendendo-se até o fim do primeiro semestre. Depois dessas duas fases, obtém-se a autorização para a fase 3, na qual milhares de pacientes serão testados. Só depois a vacina é registrada e pode ser produzida”, explica o imunologista.

Os ensaios clínicos serão coordenados pelo professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB Helton da Costa Santiago, e serão realizados pelo professor Jorge Andrade Pinto, na Faculdade de Medicina da UFMG, e pelo médico Adelino Melo, no Hospital Felício Rocho.

Saiba mais na matéria publicada pela UFMG: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ensaios-clinicos-da-spin-tec-sao-autorizados

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025