Pesquisadora brasileira é selecionada para participar do Encontro Anual de Ganhadores do Prêmio Nobel
27 de março de 2023
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Júlia Castro está entre os 635 jovens cientistas promissores que participarão do evento

 

A pesquisadora brasileira Júlia Castro, doutoranda do Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (CT Vacinas) e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), está entre os 635 jovens cientistas mais promissores do mundo, que participarão do 72º Encontro Anual de Ganhadores do Prêmio Nobel na Alemanha.

Desde 1951, o encontro internacional promove uma reunião entre cientistas e estudantes promissores, com o objetivo de incentivar a "troca entre diferentes gerações, técnicas científicas e culturas".

                           Júlia Castro
          Foto: Arquivo Pessoal | Reprodução G1

 

Aos 28 anos, Júlia já acumula participações em trabalhos importantes, como o desenvolvimento da vacina contra a doença de Chagas - inédita no mundo até o momento - e da SpiN-TEC, o primeiro imunizante 100% brasileiro contra a COVID-19. 

A pesquisadora se formou em biomedicina e cursou mestrado em bioquímica, ambos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, faz doutorado em imunologia na Universidade de São Paulo (USP).

“Estou muito animada, vou ter a oportunidade de conhecer vários dos cientistas mais renomados do mundo. Acredito que vai ser uma experiência muito engrandecedora e de muito aprendizado. Espero poder reverter isso em desenvolvimento científico para o Brasil”, comenta a cientista em entrevista ao G1.

 

A pesquisadora, associada da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), participou na seleção nacional realizada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Saiba mais na matéria publicada pelo G1: clique aqui

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Gotículas lipídicas extracelulares carregadas com alarmina induzem a infiltração de neutrófilos nas vias aéreas durante a inflamação do tipo 2
SBI Comunicação
16 de dezembro de 2024
“Nada se perde e nada se cria, tudo se transforma.” Estudo desvenda como o produto do metabolismo glicolítico dos queratinócitos pode alimentar a inflamação tipo 17 na pele
SBI Comunicação
25 de novembro de 2024
Uma via imunoendócrina dependente de IFN-γ promove redução da glicemia para potencialização da resposta imunológica antiviral
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024