Pesquisadora brasileira é selecionada para participar do Encontro Anual de Ganhadores do Prêmio Nobel
27 de março de 2023
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Júlia Castro está entre os 635 jovens cientistas promissores que participarão do evento

 

A pesquisadora brasileira Júlia Castro, doutoranda do Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (CT Vacinas) e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), está entre os 635 jovens cientistas mais promissores do mundo, que participarão do 72º Encontro Anual de Ganhadores do Prêmio Nobel na Alemanha.

Desde 1951, o encontro internacional promove uma reunião entre cientistas e estudantes promissores, com o objetivo de incentivar a "troca entre diferentes gerações, técnicas científicas e culturas".

                           Júlia Castro
          Foto: Arquivo Pessoal | Reprodução G1

 

Aos 28 anos, Júlia já acumula participações em trabalhos importantes, como o desenvolvimento da vacina contra a doença de Chagas - inédita no mundo até o momento - e da SpiN-TEC, o primeiro imunizante 100% brasileiro contra a COVID-19. 

A pesquisadora se formou em biomedicina e cursou mestrado em bioquímica, ambos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, faz doutorado em imunologia na Universidade de São Paulo (USP).

“Estou muito animada, vou ter a oportunidade de conhecer vários dos cientistas mais renomados do mundo. Acredito que vai ser uma experiência muito engrandecedora e de muito aprendizado. Espero poder reverter isso em desenvolvimento científico para o Brasil”, comenta a cientista em entrevista ao G1.

 

A pesquisadora, associada da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), participou na seleção nacional realizada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Saiba mais na matéria publicada pelo G1: clique aqui

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024