UFMG e MCTI firmam convênio para construção de Centro Nacional de Vacinas
10 de dezembro de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Estrutura possibilitará ao Brasil dominar toda a cadeia de produção de imunizantes

Na última quarta-feira (8), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) assinou um convênio para implantação do Centro Nacional de Vacinas em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Governo de Minas Gerais.

A cerimônia, realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, reuniu a reitora da UFMG Sandra Regina Goulart Almeida, o ministro Marcos Pontes, o subsecretário de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Felipe Attiê, autoridades dos governos federal e mineiro, parlamentares e os pesquisadores Ricardo Gazzinelli e Ana Paula Fernandes, vinculados ao CTVacinas da UFMG.

O projeto vai absorver e ampliar as atividades do CTVacinas da UFMG, responsável pelos testes da SpiN-TEC, vacina contra a COVID-19.

“Com o CN Vacinas teremos condições de fazer a transposição da prova de conceito para o protótipo de forma rápida e reduziremos a dependência tecnológica internacional por insumos de saúde. Também estaremos mais preparados para enfrentar outras epidemias e doenças negligenciadas”, explicou Ricardo Gazzinelli em entrevista à UFMG.

Saiba mais no site da UFMG: LINK

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025