Bolsa de Doutorado direto em Ciência da Saúde no Laboratório de Imunologia InCor-FMUSP
28 de fevereiro de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

O Serviço de Transplante Renal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) está com uma vaga aberta de doutorado direto em Ciência da Saúde. 
O pesquisador selecionado atuará no projeto “Estudo prospectivo e randomizado de único centro, comparando eficácia e segurança da adição de everolimo ao esquema tacrolimo/micofenolato mofetil/prednisona em pacientes transplantados renais HLA-sensibilizados”. O objetivo é avaliar um potencial benefício clínico dos inibidores da via m-TOR sobre o controle da resposta imune inflamatória dirigida ao enxerto renal, e a potencial participação  de linfócitos B, analisando, ex vivo e in vitro, os efeitos da inibição da via m-TOR sobre o perfil imunofenotípico e funcional de diferentes subpopulações de linfócitos B circulantes, de receptores de transplante renal incluídos no Ensaio Clínico.
O aluno desenvolverá o trabalho experimental no Laboratório de Imunologia do InCor-FMUSP, sob a supervisão direta dos pesquisadores Verônica Coelho e Nelson Galante. Além de manter interação próxima com Serviço de Transplante Renal do HCFMUSP e acompanhar o andamento do ensaio clínico. Como um todo, o aluno terá a oportunidade de viver a vida científica do Laboratório de Imunologia, recebendo treinamento técnico necessário para o desenvolvimento do projeto e participando das reuniões científicas do laboratório e do grupo da pesquisadora Verônica Coelho. 
 
PERFIL DESEJADO
Ter interesse e motivação pela pesquisa  científica, curiosidade, comprometimento com o trabalho e iniciativa para buscar soluções para problemas e buscar novos conhecimentos. Ter tido alguma experiência na pesquisa científica (iniciação científica ou semelhante).  Ter fluência em inglês para a leitura crítica de artigos científicos. Ter disposição para trabalhar em grupo, de forma colaborativa. 
INSCRIÇÕES
Os interessados devem enviar um e-mail para pesquisaclinicautr.ichc@hc.fm.usp.brvecoelho@usp.br com: um parágrafo falando sobre os motivos do seu interesse nesta vaga, CV lattes, uma lista de técnicas que aprendeu e/ou domina na área de imunologia/biologia, se tem experiência anterior com pesquisa científica, duas cartas de recomendação;  uma de um orientador anterior. Quando selecionado, o aluno deverá fazer estágio probatório, no laboratório, de aproximadamente 2 meses.