Bolsa de Doutorado Direto em Imunologia Sistêmica Integrativa no ICB/USP
11 de fevereiro de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

O Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo, está com vaga aberta para doutorado direto em tempo integral na área de Imunologia Sistêmica Integrativa. A vaga está vinculada ao Projeto JP - Programa Jovens Pesquisadores apoiado pela FAPESP e tem como objetivo o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Análise sistêmica e integrativa da resposta imune às infecções virais por Zika e Dengue”. Os interessados devem enviar um e-mail para o pesquisador responsável, Otávio Cabral Marques, otavio.cmarques@gmail.com até o dia 28 de fevereiro.
O objetivo desse projeto é caracterizar vias de sinalização e assinaturas imunológicas comuns e específicas dos linfócitos T de pacientes infectados com ZIKV e DENV. Será utilizada uma abordagem sistêmica através da análise do transcriptoma e proteoma dos pacientes utilizando RNAseq e espectrometria de massas. Nesse contexto, serão caracterizadas as redes de co-expressão de genes e proteínas essenciais à resposta imune contra esses dois vírus através de uma abordagem sistêmica e integrativa.
Perfil dos Candidatos: 
a) Ter experiência nas áreas de Imunologia, Biologia Molecular, Microbiologia, Parasitologia, Genética e/ou áreas relacionadas;
b) Experiência ou interesse em transcriptômica/proteômica e bioinformática;
c) Experiência ou interesse em programação em R ou estar predisposto a desenvolver tal habilidade;
d) Não poderá ter vínculo empregatício nem poderá receber, durante toda a vigência da bolsa, bolsa de outra entidade;
e) Saber trabalhar em equipe e de forma colaborativa.
 
Clique aqui para mais informações.