Chamada para seleção de doutorado na UFMG
14 de julho de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Uma abordagem farmacológica multi-alvo para o tratamento da infecção causada por coronavírus e a prevenção de suas complicações

Projeto aprovado - Edital 11/2020 CAPES - FÁRMACOS E IMUNOLOGIA
Coordenadora: Miriam Teresa Paz Lopes
Interessados em participar da seleção de doutorado – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia, ICB, UFMG - entrar em contato com o coordenador do subprojeto de sua escolha. A seleção de doutorado acontecerá, ainda, no mês de julho de 2020.
 
Subprojeto 1 (uma bolsa)
Título: Desenvolvimento de uma formulação inalatória do Remdesivir a base de lipossomas
Coordenador: Frédéric J G Frézard - Email: frezardf@gmail.com - Cel# 31 984271132
Objetivo geral: Propomos desenvolver uma formulação inalatória do remdesivir a base de lipossomas, visando melhorar o seu índice terapêutico, principalmente no tratamento da síndrome respiratória aguda grave (SARS) causada por SARS-CoV-2.
Subprojeto 2 (uma bolsa)
Título: Nanopartículas lipídicas para liberação de siRNA em tecido pulmonar visando a prevenção e tratamento do quadro de insuficiência pulmonar grave causado por SARS-CoV-2.
Coordenador: Pedro P G Guimarães Email ppiresgo@reitoria.ufmg.br Cel#37 99945-0509
Objetivo geral: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma plataforma de nanopartículas (NPs) lipídicas para liberação seletiva e específica de siRNA nas células que compõem o tecido pulmonar visando a redução/prevenção, de modo substancial, do quadro de insuficiência pulmonar grave e mortalidade causada por coronavírus.
Subprojeto 3 (uma bolsa)
Título: Fração proteolítica de Vasconcellea cundinamarcensis em infecção por coronavírus como agente modulador da liberação de citocinas e anti-trombótico.
Coordenadora: Miriam Teresa Paz Lopes – mtpl.ufmg@gmail.com – Cel# 31 99615 2724
Objetivo geral: Avaliar a modulação dos níveis de citocinas e o efeito anti-trombótico de fração proteolítica de V. cundinarmarcensis, em modelos experimentais que mimetizam a fisiopatologia da COVID-19, em diferentes níveis de complexidade.
Subprojeto 4 (uma bolsa)
Título: Imatinib Mesylate (Gleevec) e Pirfenidone como alternativa terapêutica para a Síndrome de Liberação de Citocinas (Hipercinocinemia), hiperinflação e fibrose pulmonar decorrentes da infecção pelo coronavírus SARS-Cov2.
Coordenador: Remo C. Russo- remo@ufmg.br / russorc@gmail.com Cel# 31 98539-7484
Objetivo geral: Investigar o curso da fisiopatologia respiratória causada pela infecção por coronavírus, avaliando a resposta inflamatória, cicatricial pulmonar e potencial papel protetor das terapias anti-fibrogênicas.

Usuário
PUBLICADO POR
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
VER TAMBÉM
“Nada se perde e nada se cria, tudo se transforma.” Estudo desvenda como o produto do metabolismo glicolítico dos queratinócitos pode alimentar a inflamação tipo 17 na pele
de de
Uma via imunoendócrina dependente de IFN-γ promove redução da glicemia para potencialização da resposta imunológica antiviral
de de
Restrições alimentares e hídricas aumentam a suscetibilidade a patógenos resistentes a antimicrobianos
de de