Inscrições abertas para vaga de pós-doutorado em Imunologia com bolsa FAPESP
06 de agosto de 2018
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Inscrições abertas até o dia 31 de agosto para bolsa de pós-doutorado da FAPESP, que contempla um projeto de pesquisa realizado no Instituto Adolfo Lutz. A oportunidade é para o projeto que pertence ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Pesquisa (PDIP), cujo objetivo será o desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas que propiciem respostas rápidas e oportunas para o fortalecimento de ações laboratoriais em vigilância sanitária.
Título do projeto: Varredura sistemática de epítopos virais para o desenvolvimento de testes imuno-diagnósticos de interesse em Saúde Pública, coordenados pelo Dr. Carlos Roberto Prudencio.
O projeto visa realizar uma varredura sistemática de epítopos virais para a definição de repertório imune humoral e, consequentemente, a história de infecções virais, que é um método programável e de alto rendimento, para analisar de forma abrangente os anticorpos antivirais usando imuno-precipitação e sequenciamento maciço de DNA usando uma biblioteca bacteriófago que exibe cobertura protéica de polipeptídeos dos principais arbovírus e vírus emergentes de interesse em Saúde Pública.
 
A pesquisa lança luz sobre a interação entre a imunidade de uma pessoa e o arbovirose humano, a vasta gama de arbovírus que podem infectar seres humanos com implicações tanto para a área clínica quanto para o campo da imunologia. Uma infecção viral pode deixar para trás uma pegada indelével no sistema imunológico e essa ferramenta pode ajudar a gerar novas hipóteses e a entender a interação entre o arbovírus e o sistema imunológico do hospedeiro, com implicações para uma variedade de doenças.
O pesquisador realizará coleta e identificação de amostras sorológicas, além de utilizar vários métodos celulares e moleculares para caracterizar repertório imunológico humoral, e técnicas baseadas em engenharia genética, biologia sintética, apresentação de fagos, microarray, sequenciamento profundo de vírus e bioinformática.
Pré-requisitos para o cargo: doutorado em área relacionada ao projeto baseado em biotecnologias gerais; experiência em projetos envolvendo técnicas de imunologia e biologia molecular principalmente em vírus; engenharia genética para a construção de bibliotecas, microarranjos de DNA e peptídeos, exibição de fagos, sequenciamento genômico e domínio de programas para geração e análise de dados sequenciais e estruturas protéicas.
Os interessados devem enviar um e-mail para o pesquisador Dr. Carlos Roberto Prudêncio (carlos.prudencio@ial.sp.gov.br), contendo curriculum vitae, cartas de apresentação justificando o interesse na vaga e cartas de recomendação com contatos (nome , instituição, telefone e e-mail) de três pesquisadores que podem dar informações sobre o candidato.
Mais informações sobre a vaga: A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP no valor de R $ 7.174,80 por mês e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de PD Grant é equivalente a 15% do valor anual da bolsa e destina-se a cobrir despesas imprevistas relacionadas diretamente à atividade de pesquisa. Se o bolsista do PD reside em um endereço diferente e precisa se mudar para a cidade onde a instituição de pesquisa está localizada, ele/ela pode ter direito a uma concessão de instalação. Mais informações sobre a bolsa de pós-doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.