Pós-doutorado em Interação Microbiota-Hospedeiro na Unicamp
29 de junho de 2023
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Estão abertas, até o dia 10 de julho, as inscrições para bolsa Fapesp de pós-doutorado no projeto “Análise dos mecanismos moleculares envolvidos na interação de metabólitos da microbiota e células do hospedeiro durante a inflamação”, desenvolvido no Laboratório de Imunoinflamação do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - supervisores Marco Vinolo (Unicamp) e Patrick Varga-Weisz (Unicamp/University of Essex, Reino Unido).

Neste projeto, serão empregadas abordagens de ponta como transcriptômica de célula única e análise de cromatina (scATAC-seq) para esclarecer como a dinâmica da cromatina integra os sinais provenientes da comunicação entre a microbiota e o hospedeiro. Serão investigados os mecanismos pelos quais a microbiota intestinal altera a expressão gênica e função de neutrófilos. Para tanto, análises de transcriptômica, de acessibilidade de cromatina e proteômica serão empregadas. É desejável conhecimento em bioinformática e imunologia de mucosas.

Os interessados devem enviar carta de motivação, CV e nomes (e-mail) para duas cartas de recomendação para mvinolo@unicamp.br

Para mais informações sobre o projeto de pesquisa, visite: https://www.microbiomehostepigenetics.org.