Estudo demonstra novo papel da molécula coestimuladora ICOS na resposta imune em infecções crônicas e câncer
30 de julho de 2025
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Estudo recém-publicado na revista Immunity demonstra um novo papel para a molécula coestimuladora ICOS na resposta imune durante infecções crônicas e câncer.

Liderada por Alice Kamphorst (Icahn School of Medicine at Mount Sinai), a pesquisa demonstrou que, ao contrário do que se acreditava, a ICOS pode limitar o potencial de memória e a funcionalidade de células T CD8⁺ exaustas. Os pesquisadores também observaram que o bloqueio do ligante ICOS (ICOSL), em combinação com a imunoterapia anti-PD-1, pode melhorar significativamente os desfechos em modelos pré-clínicos de infecção crônica e câncer hepático.

Assista ao vídeo em que o imunologista Helder Nakaya (Hospital Israelita Albert Einstein e USP), um dos autores do artigo, comenta os principais achados do estudo: clique aqui!

Acesse o artigo completo: https://www.cell.com/immunity/abstract/S1074-7613(25)00248-1.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025