Estudo identifica papel importante do receptor P2X7 na infecção por Zika e suas implicações neurológicas
13 de maio de 2024
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

O Zika Vírus (ZIKV), um flavivírus transmitido por mosquitos do gênero Aedes, assim como o vírus da dengue e o vírus da Chikungunya, tornou-se uma preocupação internacional devido à sua associação com complicações neurológicas graves, como a microcefalia fetal.

As infecções virais como a Zika, podem induzir a liberação de moléculas intracelulares (como o ATP), que agem como alarminas no meio extracelular levando a ativação da resposta imune. Esta infecção pode ainda ativar receptores sensibilizados por nucleotídeos extracelulares, como o receptor P2X7. Sendo que este receptor é o principal receptor purinérgico envolvido na neuroinflamação, neurodegeneração e imunidade.

Em uma pesquisa publicada na Brain, Behavior, and Immunity, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e colaboradores investigaram o papel da sinalização do receptor ATP-P2X7 nas anormalidades cerebrais relacionadas ao Zika. O trabalho tem como autora principal a estudante do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas - Biofísica do IBCCF/UFRJ Raíssa Leite Tenório Aguiar, orientada pelos professores Luiz Eduardo Baggio Savio e Robson Coutinho-Silva.

O grupo demonstrou que o receptor P2X7 é crítico na modulação do equilíbrio entre o controle do vírus e os danos cerebrais decorrentes da infecção. O receptor P2X7 pode ser relevante para controlar a carga viral no cérebro, ao mesmo tempo que a sua regulação positiva em células gliais agrava a neuroinflamação, perda neuronal e anormalidades cerebrais relacionadas. 

Esses resultados contribuem para ampliar o conhecimento sobre a fisiopatologia do Zika, destacando mecanismos de sinalização envolvidos nas consequências danosas dessa infecção. Os achados do grupo também ressaltam o potencial do receptor P2X7 como um possível alvo terapêutico em infecções virais que afetam o sistema nervoso central.

Autores: Raíssa Leite-Aguiar, Fabiana Cristina-Rodrigues, Roberta Ciarlini-Magalhães, Danillo Pereira Dantas, Vinícius Santos Alves, Daniel Gavino-Leopoldino, Rômulo Leão Silva Neris, Felipe Schmitz, Josiane Silva Silveira, Eleonora Kurtenbach, Angela T.S. Wyse, Julia Rosauro Clarke, Claudia Pinto Figueiredo, Iranaia Assunção- Miranda, Pedro Moreno Pimentel-Coelho, Robson Coutinho-Silva, Luiz Eduardo Baggio Savio.

 

>> O artigo está disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0889159124002782 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025