Pesquisadores brasileiros publicam artigo de revisão na Frontiers in Immunology sobre biomarcadores e imunopatologia na Covid-19
03 de fevereiro de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Em um artigo de revisão, pesquisadores do projeto ImunoCOVID - Consórcio de Laboratórios de Pesquisa e Estudos da Covid-19 da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto - examinaram a literatura para fornecer embasamento para a pesquisa com enfoque em imunopatologia, biomarcadores e alvos para terapias direcionadas às diferentes formas clínicas da Covid-19.

No artigo, publicado na Frontiers in Immunology, o grupo descreveu achados importantes e compilou os resultados clínicos em duas tabelas. Uma delas ilustra a resposta imunológica periférica a partir da análise de amostras obtidas de sangue periférico de pacientes, mostrando que infectados com as formas graves da doença exibem redução de células CD4+, CD8+, T reguladoras, linfócitos B e células NK comparados com pacientes com as formas brandas da Covid-19, além de apresentarem diferentes assinaturas ou perfis imunológicos relacionados com excesso de ativação de linfócitos B, ativação e exaustão de linfócitos T, citocinas inflamatórias e citocinas do tipo 2.

Já a segunda tabela informa sobre o conhecimento obtido através de estudos de amostras de pulmões de pacientes com formas graves da Covid-19 que foram a óbito. Os resultados mostram que o excesso de morte de células epiteliais pulmonares pode estar associado com a formação de microtrombos, congestão capilar, dano alveolar difuso e acumulo de neutrófilos nos vasos sanguíneos. Os pesquisadores identificaram que, pacientes que faleceram apresentavam intensa inflamação mielóide, com infiltração de linfócitos T e B, e assinatura gênica associada com alta ou baixa expressão de genes induzidos por IFN do tipo I.

Os autores discutem ainda a importância de se compreender com propriedade a hiperinflamação pulmonar para delinear terapias imunológicas que possam reduzir a imunopatologia que caracteriza os casos mais graves da Covid-19.

Autores: Thaís Fernanda de Campos Fraga-Silva, Sandra Regina Maruyama, Carlos Arterio Sorgi, Elisa Maria de Sousa Russo, Ana Paula Morais Fernandes, Cristina Ribeiro de Barros Cardoso, Lucia Helena Faccioli, Marcelo Dias-Baruf

O artigo está disponível neste link

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024