Análise genômica de Sars-CoV-2 em pacientes com câncer identifica elevada diversidade genética intra-hospedeiro
18 de fevereiro de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Os pacientes com câncer são mais predispostos a evoluir clinicamente para condições mais graves de Covid-19, mas as causas deste resultado permanecem desconhecidas. Em um estudo publicado na Virus Evolution, pesquisadores identificaram que a diversidade genética intra-hospedeiro do SARS-CoV-2 pode ser significativamente maior em pacientes com câncer, se comparado a pacientes não portadores da doença.

“Uma maior diversidade permite ao vírus explorar mais possibilidades de mutações, podendo culminar com o aparecimento de novas variantes de preocupação, como maior transmissibilidade ou letalidade, mais facilmente”, explicou o pesquisador João Viola, do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O trabalho é resultado da Força-Tarefa em Covid-19 do INCA, composta por vários servidores, alunos e pesquisadores da Pesquisa e da Assistência.

O artigo está disponível em: https://mla.bs/5dc4cd65

Autores: Juliana D Siqueira, Livia R Goes, Brunna M Alves, Pedro S de Carvalho, Claudia Cicala, James Arthos, João PB Viola, Andréia C de Melo, Marcelo A Soares, a Força-Tarefa INCA COVID-19.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025