Imunologista Cristina Bonorino explica os resultados da vacina em teste da Pfizer
12 de novembro de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

 

 

A Pfizer anunciou que os resultados de uma análise interina do estudo clínico de fase III da sua vacina de mRNA, desenvolvida com a BioNTech, indicam que a vacina teve mais de 90% de eficácia. Você sabe o que isso quer dizer? 

A imunologista Cristina Bonorino, professora titular da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e membro do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Imunologia, explica estes resultados:

“Neste ensaio já foram vacinados mais de 38 mil voluntários com duas doses do imunizante. Metade destas pessoas recebeu o placebo e a outra metade a vacina. Até agora, 94 casos de COVID-19 foram registrados entre os voluntários. A incidência da doença no grupo que foi imunizado com a vacina foi 90% menor do que no grupo que recebeu o placebo. Ou seja, a grande maioria dos casos está no grupo que recebeu o placebo.

Estes resultados são excelentes, principalmente para uma vacina de mRNA, que é uma tecnologia nova para vacinas. A Food and Drug Administration (FDA) já havia sinalizado que seria aceitável 50% de eficácia e a maioria dos pesquisadores da área acreditava que 70% de eficácia seria um bom número.

A empresa vai continuar o estudo, que deve ter nova análise quando o número de casos chegar a 164, de acordo com o desenho do estudo. Portanto, os números ainda podem sofrer alteração. 

Se a tendência for mantida, a Pfizer planeja solicitar uma autorização de uso emergencial (Emergency Use Authorization – EUA) junto à FDA. Caso seja aprovada, o número de doses disponíveis, segundo a Pfizer, ainda é pequeno – cerca de 50 milhões de doses, estimando que até 2021 já entrem na casa dos bilhões de doses – o que sem dúvida será um desafio para a distribuição”.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025