UFMG e MCTI iniciam estudos clínicos da SpiN-TEC - primeiro imunizante integralmente brasileiro contra a COVID-19
29 de novembro de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Na última sexta-feira, 25 de novembro, os primeiros três participantes voluntários dos ensaios clínicos (em seres humanos) da vacina SpiN-TEC MCTI UFMG, contra a COVID-19, receberam a primeira dose da fase 1 dos testes. Essa etapa de desenvolvimento da SpiN-Tec, primeiro imunizante desenvolvido com tecnologia e insumos nacionais e financiamento de instituições brasileiras, foi iniciada em evento na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que vai sediar os ensaios clínicos, por meio da unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas.

O mestrando em Microbiologia da UFMG, João Vítor Rodrigues Carvalho, recebeu a primeira dose, que foi aplicada pelo médico e secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcelo Morales.

A SpiN-TEC está sendo desenvolvida no CTVacinas da UFMG, em parceria com a Fiocruz Minas. A expectativa é de que o imunizante seja eficaz contra novas variantes do Sars-CoV-2, já que o seu desenvolvimento é baseado numa proteína do vírus que não muda de uma variante ou subvariante para outra. A primeira etapa do processo iniciado no dia 25/11 será concluída em sete dias, depois de verificadas possíveis reações adversas nos três voluntários.

> Saiba mais na matéria publicada pela UFMG: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/com-primeira-dose-para-tres-voluntarios-ufmg-e-mcti-iniciam-estudos-clinicos-da-vacina-spin-tec 

 

CADASTRO DE VOLUNTÁRIO PARA SPIN-TEC:  A UFMG procura voluntários que desejam participar dos testes clínicos da SpiN-Tec, a vacina contra a Covid-19 totalmente desenvolvida por pesquisadores brasileiros. Saiba mais no link: https://bit.ly/Estudo-SpiN.

Foto: Reprodução TV UFMG

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Micróglias terminalmente inflamatórias aumentam em indivíduos idosos e com o genótipo da apolipoproteina E4 na doença de Alzheimer
SBI Comunicação
10 de junho de 2024
A face oculta da inflamação na tuberculose: o papel surpreendente dos interferons do tipo I
SBI Comunicação
29 de maio de 2024
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024