Vacina em teste contra a Covid-19: O imunologista Daniel Mansur comenta os resultados apresentados pela Moderna
18 de novembro de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Na última segunda-feira (16), a farmacêutica norte-americana Moderna apresentou os resultados da sua vacina em teste contra a Covid-19. O pesquisador Daniel Mansur, professor de imunologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do Comitê Científico da Sociedade Brasileira. de Imunologia, explica estes resultados:

“A vacina em teste, baseada em RNA mensageiro que expressa a proteína Spike do SARS-CoV-2, apresentou uma eficácia de 94,5%. A análise interina foi baseada em 95 pacientes que tiveram Covid-19. Um comitê independente verificou que destes, 90 estavam no grupo que recebeu o placebo. Além disso, onze dos voluntários apresentaram uma forma grave de Covid-19 e nenhum deles pertencia ao grupo vacinado.

Aproximadamente 30 mil voluntários receberam a vacina no ensaio clínico fase III e até o final do estudo a eficácia da vacina pode mudar. Os resultados são comparáveis aos da vacina da Pfizer/BioNTech, que apresentou uma eficácia de 90%.

Diferente do imunizante da Pfizer/BioNTech, também baseado em RNA, que precisa ser armazenado a -70°C, a vacina em teste da Moderna pode ser armazenada por até um mês a 4°C. Assim como a Pfizer, as informações foram apresentadas pela Moderna em uma coletiva de imprensa e os dados ainda não foram revisados por pares”.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025