Projeto “SBI Entrevistas” contará a história da Imunologia no Brasil
21 de julho de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Em comemoração aos seus 50 anos, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) irá contar a história da imunologia no Brasil através do seu projeto “SBI Entrevistas”. O projeto procura reconstruir a memória histórica e iconográfica da imunologia no país, com entrevistas de mestres e pesquisadores da “velha guarda” que foram pioneiros e marcaram a história desta área tão importante para a ciência.

“A nossa ideia é que através deste projeto, possamos reconstituir a memória dessa ciência que é a imunologia, assim como a contribuição que ela teve para a pesquisa científica no Brasil”, explica a presidente da SBI, Ana Caetano Faria.

A história da imunologia se entrelaça com a história das ciências biológicas e médicas do Brasil. Os grandes institutos de pesquisas, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan, assim como o próprio desenvolvimento de pesquisa na área das doenças infecciosas, são marcos importantes na trajetória da ciência no Brasil e em que a imunologia teve uma participação muito grande. 

Além dessa trajetória histórica, com o passar dos anos, novas áreas de pesquisas surgiram e a imunologia se firmou como uma ciência de grande relevância para o Brasil.

O projeto “SBI Entrevistas” está sendo produzido pelo Laboratório de Audiovisual Científico (LABACIÊNCIAS) e, em breve, estará disponível no site e redes sociais da SBI.

ASSISTA AO TRAILER:

 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025