Projeto “SBI Entrevistas” contará a história da Imunologia no Brasil
21 de julho de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Em comemoração aos seus 50 anos, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) irá contar a história da imunologia no Brasil através do seu projeto “SBI Entrevistas”. O projeto procura reconstruir a memória histórica e iconográfica da imunologia no país, com entrevistas de mestres e pesquisadores da “velha guarda” que foram pioneiros e marcaram a história desta área tão importante para a ciência.

“A nossa ideia é que através deste projeto, possamos reconstituir a memória dessa ciência que é a imunologia, assim como a contribuição que ela teve para a pesquisa científica no Brasil”, explica a presidente da SBI, Ana Caetano Faria.

A história da imunologia se entrelaça com a história das ciências biológicas e médicas do Brasil. Os grandes institutos de pesquisas, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan, assim como o próprio desenvolvimento de pesquisa na área das doenças infecciosas, são marcos importantes na trajetória da ciência no Brasil e em que a imunologia teve uma participação muito grande. 

Além dessa trajetória histórica, com o passar dos anos, novas áreas de pesquisas surgiram e a imunologia se firmou como uma ciência de grande relevância para o Brasil.

O projeto “SBI Entrevistas” está sendo produzido pelo Laboratório de Audiovisual Científico (LABACIÊNCIAS) e, em breve, estará disponível no site e redes sociais da SBI.

ASSISTA AO TRAILER:

 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
A Força da Ativação do TCR: Como a Intensidade do Estímulo pode Determinar o Sucesso das Terapias Imunológicas
SBI Comunicação
08 de janeiro de 2025
Gotículas lipídicas extracelulares carregadas com alarmina induzem a infiltração de neutrófilos nas vias aéreas durante a inflamação do tipo 2
SBI Comunicação
16 de dezembro de 2024
“Nada se perde e nada se cria, tudo se transforma.” Estudo desvenda como o produto do metabolismo glicolítico dos queratinócitos pode alimentar a inflamação tipo 17 na pele
SBI Comunicação
25 de novembro de 2024